Indígenas ocupam sede da Dsei em Roraima e cobram nomeação de coordenador


Por: Jadson Lima

14 de maio de 2025
Indígenas ocupam sede da Dsei em Roraima e cobram nomeação de coordenador
Previsão é que parte do grupo duram no local (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Indígenas de pelo menos sete etnias ocuparam, nesta quarta-feira, 14, a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima (Dsei-Leste RR), em Boa Vista, para pressionar as autoridades pela indicação de um novo coordenador do órgão. De acordo com as lideranças do ato, o distrito está sem gestor efetivo há cerca de 90 dias. A CENARIUM apurou que a previsão é que parte dos manifestantes durma no local.

O grupo critica a atuação do coordenador interino, que, segundo o movimento, ignora as reivindicações apresentadas. Participam do ato indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Sapara, Taurepang, Wai Wai e Yanomami. A manifestação ocorre no âmbito da programação da quinta edição do Acampamento Terra Livre (ATL) em Roraima.

O tuxaua Paulo Ricardo, do povo Macuxi, é das lideranças indígenas que estão no local reivindicando melhorias para as comunidades tradicionais. Ele afirmou que não haverá a interdição do local ou a obstrução ao trabalho dos servidores nas instalações do Dsei – Leste RR, mas destacou que o grupo pretender seguir com a ocupação para que as reivindicações sejam atendidas.

“A gente não está interditando [o local] de forma nenhuma. As atividades vão acontecer aí dentro, os funcionários vão chegar para trabalhar e a gente vai ficar acampado aqui, a gente não vai atrapalhar ou interferir no trabalho de ninguém. O movimento vai organizar uma carta explicando o objetivo [da ocupação]”, disse.

Outra liderança indígena que participa da ocupação é o tuxaua Felipe Macuxi. Ele afirmou, na tarde desta quarta-feira, que o grupo pretende permanecer no local até que as demandas sejam atendidas pelas autoridades. “O propósito é a gente permanecer a noite aqui no local. Quem for ficar aqui, estamos juntos, porque nós, da comissão, vamos permanecer aqui”, disse.

Manifesto

Um manifesto das associações indígenas de Roraima, divulgado nesta quarta-feira, aponta que a saúde indígena no Estado é precária e gera “transtornos e sofrimento a população indígena”. De acordo com o documento, “falhas administrativas, ausência de conhecimento técnico e omissão institucional comprometeram a prestação do serviço de saúde essencial às comunidades indígenas”.

A carta, que é assinada por cinco associações indígenas, pede a nomeação de Lindalva Lopes para assumir a função de coordenadora do Dsei – Leste RR. O manifesto aponta que a médica tem competência técnica pela formação acadêmica e pela “extensa trajetória profissional na saúde indígena”. O documento menciona que em caso ignorar a reivindicação é silenciar as vozes das lideranças indígenas.

“Reivindicamos a nomeação da candidata ao cargo de Coordenação do DSEI-LESTE RR, como segundo nome indicado pelos povos indígenas, e ainda, cobramos o respeito pelas decisões por nós – povos originários, tomadas nas nossas grandes assembleias. Ignorar esta reivindicação, será silenciar as vozes dessas lideranças, suas comunidades, do nosso povo, do nosso legitimo movimento”, diz em trecho.

Veja na íntegra:

A CENARIUM pediu um posicionamento do Ministério da Saúde, por meio da assessoria de imprensa, sobre a reivindicação do grupo de indígenas, e aguarda retorno.

Leia mais: Governo federal exonera responsáveis por comandar equipes de 11 dos 34 Dseis do País

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.