Indígenas Paiter Suruí pedem ajuda contra disseminação de Covid-19 nas aldeias em Rondônia

Indígenas pedem o fim do racismo e da exclusão, especialmente em tempos de pandemia (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

Manaus – Lideranças indígenas Paiter Suruí divulgaram por meio das redes sociais um pedido de ajuda para conter o avanço da Covid-19 nas Terras Indígenas (TI), tradicionalmente concentradas em Rondônia, além de solicitam providências para garantir o isolamento da tribo, que já possui 41 casos confirmados da doença.

Somente na TI Sete de Setembro, localizada na região de Cocoal foram identificados 41 casos confirmados da doença, sendo quatro internados em estado crítico. No vídeo, as lideranças afirmam que mesmo com a grave situação, medidas preventivas não estão sendo tomadas e que indígenas em estado crítico não estão sendo transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por falta de leitos.

PUBLICIDADE

“Diante da situação exposta, o Povo Paiter Suruí vem solicitar imediata providência das autoridades responsáveis. Nossa aldeia está realmente com grande dificuldade de infraestrutura para o enfrentamento dessa doença. Portanto, vimos que era uma necessidade alertar organizações que são responsáveis por combater essas doenças”, explica Almir Suruí, uma das lideranças que assinam a carta.

Medidas solicitadas

Entre as medidas solicitadas estão a contratação de profissionais de saúde para o atendimento nos postos de saúde indígena, testes para serem realizados nas aldeias, criação de um Comitê de Dialogo e a instalação de um Hospital de Campanha com UTI para atender a região indígena.

“O Povo Paiter Suruí, através desta carta, vem expor a atual situação da comunidade em face do coronavírus que atingiu as aldeias e exige das autoridades responsáveis medidas urgentes para a contenção da doença e tratamento dos indígenas infectados”, diz trecho.

Assista ao vídeo

Durante a gravação do apelo as autoridades, parte dos indígenas usa a língua nativa para se comunicar (Reprodução/Youtube)

(*) Marcele Fernandes, sob supervisão de Carolina Givoni

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.