Indígenas se reúnem em Brasília para acompanhar julgamento do Marco Temporal


20 de setembro de 2023
Indígenas se reúnem em Brasília para acompanhar julgamento do Marco Temporal
Indígenas reunidos em Brasília (Mayara Subtil/Revista Cenarium)
Mayara Subtil – Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA – Indígenas de diversos Estados do País se concentram na Biblioteca Nacional de Brasília nesta quarta-feira, 20. Os representantes dos povos originários devem marchar até o gramado do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar a retomada do julgamento da tese do Marco temporal.

Seis ministros já votaram e o placar até o momento é de 4 votos a 2 pela rejeição da tese. Ainda faltam os votos de cinco magistrados. Eles terão de decidir sobre a aplicação de um marco temporal como critério para definir o direito à demarcação de terras.

A ação é julgada desde 2021 e envolve uma disputa do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas pela área da Terra Indígena Ibirama-Laklanõ, colocando ruralistas e povos tradicionais em lados opostos.

(*) Mais informações em instantes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.