INDT e Lady’s Mall doam 5 mil máscaras e álcool em gel para entidade de apoio às populações indígenas do AM

Ação é fruto de parceria com a campanha ‘Mulheres Juntas contra o COVID-19’, promovida pela plataforma Lady’s Mall, que beneficia instituições da Região Norte. (Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O INDT e a Lady’s Mall doaram nesta terça-feira, 7, 5 mil máscaras e 104 frascos de 500ml de álcool gel para a COIPAM – Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas como medida de enfrentamento ao novo Coronavírus. A doação faz parte do movimento social “Mulheres Juntas contra o Covid-19”, que distribuirá 10 mil máscaras de forma escalonada a hospitais e entidades de saúde do Amazonas.

Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde apontam que a Covid-19 alastra-se rapidamente por aldeias indígenas da Amazônia brasileira.

PUBLICIDADE

Os povos indígenas são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde piores do que as dos não indígenas, o que amplifica o potencial de disseminação de doenças, como a Covid-19.

“Nossos indígenas encontram-se em uma situação crítica, com o avanço da doença às cidades do interior e o crescimento de casos de Covid-19. Essa ação é urgente, pois essas populações têm grande dificuldade de acesso aos serviços de saúde, devido à distância geográfica das estruturas disponíveis e à falta de recursos para tratamento de complicações mais severas como a Covid-19.”, destacou Geraldo Feitoza, Diretor Executivo do INDT.

Os itens de proteção serão entregues pelo INDT e parceiros ao Coordenador da COIPAM, Sr. Zenilton Mura, que distribuirá as doações através de suas bases de operação, às federações de calhas de rios.

“As doações beneficiarão grande parte dos 66 povos indígenas de várias etnias e regiões do estado do Amazonas: Alto Rio Negro, Ticuna (FOCCIT); Médio Purus (FOCIMP), Vale do Javari (Univaja), o Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Povo Hexkaryana (CGPH), Alto Madeira (OPIAM), Tenharim-Morogita (APITEM), Jiahui (APIJ), Baixo Marmelos (APIBAM), Tenharim do Igarapé Preto (APITIPRE), Parintintin do Amazonas (OPIPAM), Pirahã do Amazonas (APIHAM) entre outras regiões”, ressaltou Zenilton Mura.

Como parte da cerimônia de entrega será apresentado um ritual indígena com representantes de diversas etnias. O Movimento conta com a parceria do Ministério Público do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ordem dos Advogados do Amazonas, Schneider Electric, SEBRAE Amazonas, SENAC Amazonas, Adlux e Grupo Rede Amazônica.

Segundo Lu Braga, CEO da plataforma Lady’s Mall, o Ministério Público do Amazonas repassou uma lista de necessidades emergenciais de Hospitais e entidades sociais do Estado e o INDT direcionou as primeiras doações para os povos indígenas do Amazonas. Hospitais e entidades de saúde do Amazonas também serão beneficiados.

Movimento Mulheres Juntas contra Covid-19

O movimento solidário Mulheres Juntas Contra o Covid-19 entregou 11 mil máscaras, no último dia 27 de junho, para indígenas e crianças em tratamento contra o câncer de Rondônia. Devido à qualidade das máscaras, elas foram destinadas aos profissionais de saúde que atuam nas aldeias.

As máscaras foram adquiridas de uma empresa criada por refugiados da guerra da Síria, que empregou 300 brasileiros no meio da pandemia, sendo 50% mulheres. Todas as doações adquiridas pela Lady’s Mall são de empresas que neste momento estão tendo alguma ação de responsabilidade social, que venha ajudar o Brasil.

Além da doação de máscaras e protetores faciais, o movimento ‘Mulheres Juntas contra o Covid-19’ arrecada recursos para a compra de respiradores artificiais, insumos e testes de Covid-19 para entidades e hospitais públicos do Amazonas. A plataforma Lady’s Mall também atua na promoção de novas oportunidades de geração de renda a mulheres empreendedoras do Amazonas e de todo o País, que passam por dificuldades devido às restrições impostas durante o período de isolamento social.

“Doamos também, aproximadamente 40 milhões de reais em lojas online. Foram disponibilizadas 100 mil lojas online e nós assumimos todas as despesas. As mulheres que se cadastrarem durante a pandemia terão gratuidade permanente e não irão pagar nenhum tipo de comissão para a plataforma. Hoje já temos dezenas de mulheres amazonenses cadastradas na Lady’s Mall. Entre advogadas, artesãs, indígenas, ribeirinhas, entre outras.” – complementa Lu Braga.

A Schneider Electric Brasil também está apoiando o movimento e tem a meta de produção de 100 mil protetores faciais, que estão sendo distribuídos para instituições de várias cidades do Brasil, representando um investimento de aproximadamente R$ 580 mil.

“Estamos muito felizes com nossa parceria com o movimento ‘Mulheres Juntas contra o COVID‑19’ e o envolvimento do INDT para nos apoiar na distribuição dos protetores faciais para Instituições sem fins lucrativos que estão combatendo a pandemia na região do Amazonas. Estamos analisando constantemente as necessidades por região e temos ciência dos desafios encontrados no caminho,” diz Milena Rosa, diretora do Instituto de Voluntariado Schneider Electric na comunidade.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.