6 de março de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um relatório diário divulgado nesse domingo, 14, pelo consórcio de veículos de imprensa, apresenta o Amazonas como um dos três Estados que estão em quedas em casos do novo Coronavírus. Em entrevista exclusiva à REVISTA CENARIUM, o infectologista, Nelson Barbosa, afirmou que um dos motivos da queda desse número foi o lockdown aderido pelo governo do Estado.

De acordo com Nelson, o motivo dessa queda foi justamente esse lockdown. “Ele [Lockdown] fez com que as pessoas saíssem menos de casa, as pessoas que estavam nas ruas foram as que precisavam trabalhar, as pessoas que não eram de atividades essenciais ficaram em casa, o comércio fechou, academias fechadas, o shopping principalmente fechou, então tudo isso fez com que o vírus circulasse menos na população”, observou.

O infectologista destacou ainda que como está havendo uma diminuição no número de casos de internações por Covid-19, ainda não teve uma taxa de redução expressiva nos óbitos. “Pois tem bastante gente internada, ainda tem muita gente em estado grave, então ainda vai demorar um pouco para essa taxa da mortalidade ir caindo, mas o número de casos já fez com que tivéssemos vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elas não estão mais 100%”, destacou.

O especialista ressaltou que no caso de uma possível 3ª onda da Covid-19 no Amazonas, o risco está pautado em dois itens: primeiro, se houver a liberação de todas as atividades. Segundo, se o governo não conseguir vacinar mais de 70% da população, pois é a única forma de conter o avanço dessa pandemia.

Da fase roxa para a vermelha

No último sábado, 13, o governo do Amazonas anunciou que a capital amazonense passaria da fase roxa, a mais grave, para a fase vermelha, menos crítica, por conta da melhora nos índices da segunda onda do novo Coronavírus.

O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), afirmou que não se pode baixar a guarda. “Se isso acontecer, podemos correr o risco de colocar tudo que conquistamos a perder. O esforço que todos têm feito para conter essa pandemia já mostra os resultados positivos”, disse Wilson Lima, por meio do anúncio feito.