Infectologista alerta para ‘explosão’ de novos infectados por Covid-19 nos próximos 15 dias

Os óbitos registrados em todo o ano de 2020, quando começou a pandemia de Covid-19, por todos os cartórios do território alcançaram 1.443.405 (Edmar Barros/Reprodução)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em entrevista à REVISTA CENARIUM, nesta terça-feira, 5, o infectologista Nelson Barbosa destacou o risco real da “explosão” de novos infectados por Covid-19 para os próximos 15 dias. De acordo com o médico, o Amazonas pode alcançar um novo pico de contaminação, além do crescimento de mortes causadas por aglomerações de fim de ano.

Para o infectologista, apesar do estopim da pandemia no Amazonas ser esperado para as próximas duas semanas, não é possível descartar também o alerta para o período de Carnaval. “Mesmo com a previsão da chegada da vacina, a gente ainda pode ver um certo aumento no número de casos para o período de carnaval”, destaca o médico.

PUBLICIDADE

Nelson ressalta que nem com a vacina a imunização será imediata. “Além de depender de uma dose de reforço, será preciso proibir as festas que acontecem. Além disso, as pessoas precisam entender que a saúde no Amazonas está de fato, em alerta. Não é cabível ter nenhum tipo de aglomeração”, ressaltou Barbosa.

Carnaval

O médico aproveitou para salientar que até março ainda será possível ver flutuações de infectados. “O poder público não tem como coibir todas as festas clandestinas, principalmente no Carnaval, onde teremos quase o dobro de casos. Se existir denúncia, poderá ser enfatizado para que a população denuncie aglomerações”, disse Nelson.

“É possível destacar que teremos uma diminuição no primeiro semestre do ano. Mas é importante saber que muita gente vai adoecer e possivelmente morrer. O importante é não baixar a guarda nas medidas de prevenção, não esquecer de usar máscara, álcool em gel, álcool 70%, e sair de casa somente em casos extremamente necessários”, finalizou o infectologista.

Reinfecção

Assim como o médico infectologista Nelson Barbosa, o doutorando em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, também faz alertas sobre a segunda onda de casos de Covid-19. Em entrevista à REVISTA CENARIUM, ele alertou sobre a possibilidade de reinfecções.

De acordo com Ferrante, o “novo pico” de casos será pior do que o primeiro. “Nós não vemos Manaus saindo da pandemia se não for feito um ‘lockdown’ de maneira adequada e uma vacinação em massa da população. Nós já estamos prevendo uma terceira onda daqui alguns meses”, disse o cientista.

Ainda de acordo com Ferrante, é importante ter cuidado para casos de reinfecções. “O único teste que de fato mostra o resultado é o RT-PCR, porque ele testa o material genético do vírus. Então, muitas pessoas fizeram o teste rápido, tiveram um falso positivo, acharam que tiveram contato com o coronavírus, quando na verdade ela teve contato com o vírus irmão e não com o SARS-CoV-2”, disse Ferrante.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.