Influencers recebem até R$ 100 mil na gestão de prefeito de Manaus
Por: Carol Veras e Ana Pastana
26 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – A Agência de Interatividade e Marketing Ltda – iMarketing, do publicitário Durango Duarte, venceu a Licitação 001/2024, datada de 13 de março, para prestar serviços à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) da gestão do prefeito David Almeida (Avante), que tenta a reeleição. O detalhamento dos serviços inclui gastos de quase R$ 100 mil com influenciadores digitais, de acordo com documento que consta no Portal da Transparência. (Veja ao final da matéria).
O valor pago aos influenciadores varia conforme a “complexidade” do perfil, indo de “baixa“, com 10 mil seguidores, à “altíssima“, com 500 mil seguidores. A quantia gasta com influenciadores digitais varia entre R$ 5.390,33, podendo chegar até R$ 49.182,67, e deve ser estabelecido de acordo com o tamanho (em relevância no mercado) do contratado.
Na planilha referencial de preços para “serviços essenciais”, os gastos chegam a R$ 50 mil com influenciadores de grande engajamento. Em “serviços complementares”, esse valor chega a, aproximadamente, R$ 100 mil.
Veja os valores constados nas planilhas do edital:


No Diário Oficial do Município de Manaus (DOM) de abril deste ano, foi incluída, no despacho de homologação solicitado pela Semcom, uma licitação de serviços de comunicação digital e marketing no valor de R$ 19 milhões.
O valor milionário deve ser pago até o fim de 2024, conforme o documento. O edital detalha o projeto básico solicitado pela Semcom e estabelece que a agência receberá conforme a execução e entrega do trabalho para a Prefeitura de Manaus, ou seja, a iMarketing será remunerada por serviço realizado.
No contrato da licitação, estão descritos serviços como vídeos produzidos para as mídias digitais e marketing de influência, que incluem o contrato de influenciadores digitais e “ações de comunicação”. A empresa de Durango foi contratada por meio de concorrência, pelo critério de “melhor técnica”.

A iMarketing já havia vencido um contrato semelhante (Contrato 002/2020) há quatro anos, no qual forneceria o mesmo serviço descrito no objeto da licitação deste ano, pelo montante anual de R$ 14,2 milhões, com vigência até março de 2025. No edital, constam as atividades que os influenciadores precisam fornecer à prefeitura: produção de conteúdo em vídeo, texto ou imagem para divulgação nos perfis, em colaboração com os canais da prefeitura.
As personalidades da internet precisarão entregar um relatório com a descrição do que foi postado e a comprovação da publicação, com prazo de 15 dias após o feito. No documento, também se insere que o governo municipal realizará o controle e acompanhamento de todo o processo de trabalho com os influenciadores.

A agência iMarketing disputava o contrato na licitação deste ano com a Nine Serviços de Publicidade LTDA que, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, não alcançou o mínimo de pontuação total (80 pontos) para classificação das propostas técnicas.

Confira o documento na íntegra:
Resolução
As normas que regulam a propaganda eleitoral estão previstas na Resolução TSE n° 23.610/2019, recentemente atualizada pela Resolução n° 23.732/2024. Os trechos tratam, de forma específica, da campanha digital como impulsionamento de conteúdos digitais, lives eleitorais, influenciadores, envio de mensagens em massa, entre outros pontos.
É proibido fazer campanha eleitoral paga na internet. A exceção é para o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais (quando as plataformas ampliam o alcance de determinada postagem mediante pagamento) e para a priorização de resultados em ferramentas de busca (links patrocinados). O impulsionamento só pode ser contratado e pago por partidos, federações, coligações, candidatos, candidatas e seus representantes.
O que diz Durango
A CENARIUM questionou o empresário sobre um possível favorecimento, considerando que o atual gestor da Prefeitura de Manaus é candidato à reeleição. Em nota, Durango afirmou que a empresa não realizou a contratação de influenciadores ou blogueiros. (Leia a nota na íntegra abaixo.)
Nota de Esclarecimento
A iMarketing Agência Digital esclarece que jamais realizou a contratação de influenciadores ou blogueiros para a execução de ações vinculadas à Prefeitura de Manaus (PMM).
Ademais, informamos que, em estrita observância à legislação eleitoral vigente, a iMarketing Agência Digital não se encontra, neste momento, envolvida em qualquer atividade publicitária que tenha como objeto a divulgação da PMM.
Reiteramos nosso compromisso com o cumprimento rigoroso de todas as disposições legais aplicáveis ao setor, pautando nossas atividades no respeito à legalidade e à ética.
Manaus, 26 de outubro de 2024.
Editada por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona