Influencers recebem até R$ 100 mil na gestão de prefeito de Manaus


Por: Carol Veras e Ana Pastana

26 de outubro de 2024
Influencers recebem até R$ 100 mil na gestão de prefeito de Manaus
Davi Almeida nas redes sociais (Composição/Wesley dos Santos/Revista Cenarium)

MANAUS (AM) – A Agência de Interatividade e Marketing Ltda – iMarketing, do publicitário Durango Duarte, venceu a Licitação 001/2024, datada de 13 de março, para prestar serviços à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) da gestão do prefeito David Almeida (Avante), que tenta a reeleição. O detalhamento dos serviços inclui gastos de quase R$ 100 mil com influenciadores digitais, de acordo com documento que consta no Portal da Transparência. (Veja ao final da matéria).

O valor pago aos influenciadores varia conforme a “complexidade” do perfil, indo de “baixa“, com 10 mil seguidores, à “altíssima“, com 500 mil seguidores. A quantia gasta com influenciadores digitais varia entre R$ 5.390,33, podendo chegar até R$ 49.182,67, e deve ser estabelecido de acordo com o tamanho (em relevância no mercado) do contratado. 

Na planilha referencial de preços para “serviços essenciais”, os gastos chegam a R$ 50 mil com influenciadores de grande engajamento. Em “serviços complementares”, esse valor chega a, aproximadamente, R$ 100 mil.

Veja os valores constados nas planilhas do edital:

Valores a influenciadores digitais na planilha de produtos e serviços “Essenciais” -Página 85 (Reprodução/Portal da Transparência)
Valores a influenciadores digitais na planilha de produtos serviços “Complementares” – Página 85 (Reprodução/Portal da Transparência)

No Diário Oficial do Município de Manaus (DOM) de abril deste ano, foi incluída, no despacho de homologação solicitado pela Semcom, uma licitação de serviços de comunicação digital e marketing no valor de R$ 19 milhões.

O valor milionário deve ser pago até o fim de 2024, conforme o documento. O edital detalha o projeto básico solicitado pela Semcom e estabelece que a agência receberá conforme a execução e entrega do trabalho para a Prefeitura de Manaus, ou seja, a iMarketing será remunerada por serviço realizado.

No contrato da licitação, estão descritos serviços como vídeos produzidos para as mídias digitais e marketing de influência, que incluem o contrato de influenciadores digitais e “ações de comunicação”. A empresa de Durango foi contratada por meio de concorrência, pelo critério de “melhor técnica”.

Trecho do documento que consta no Portal da Transparência (Reprodução/Portal da Transparência)

A iMarketing já havia vencido um contrato semelhante (Contrato 002/2020) há quatro anos, no qual forneceria o mesmo serviço descrito no objeto da licitação deste ano, pelo montante anual de R$ 14,2 milhões, com vigência até março de 2025. No edital, constam as atividades que os influenciadores precisam fornecer à prefeitura: produção de conteúdo em vídeo, texto ou imagem para divulgação nos perfis, em colaboração com os canais da prefeitura.

As personalidades da internet precisarão entregar um relatório com a descrição do que foi postado e a comprovação da publicação, com prazo de 15 dias após o feito. No documento, também se insere que o governo municipal realizará o controle e acompanhamento de todo o processo de trabalho com os influenciadores.

Trecho do documento que inclui solicitação de serviços de influenciadores digitais – Página 112 (Reprodução/Portal da Transparência)

A agência iMarketing disputava o contrato na licitação deste ano com a Nine Serviços de Publicidade LTDA que, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, não alcançou o mínimo de pontuação total (80 pontos) para classificação das propostas técnicas.

Licitação em 2020 e o resultado da classificação das propostas em 2024 (Reprodução/DOM Manaus)
Confira o documento na íntegra:
Resolução

As normas que regulam a propaganda eleitoral estão previstas na Resolução TSE n° 23.610/2019, recentemente atualizada pela Resolução n° 23.732/2024. Os trechos tratam, de forma específica, da campanha digital como impulsionamento de conteúdos digitais, lives eleitorais, influenciadores, envio de mensagens em massa, entre outros pontos.

É proibido fazer campanha eleitoral paga na internet. A exceção é para o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais (quando as plataformas ampliam o alcance de determinada postagem mediante pagamento) e para a priorização de resultados em ferramentas de busca (links patrocinados). O impulsionamento só pode ser contratado e pago por partidos, federações, coligações, candidatos, candidatas e seus representantes.

O que diz Durango

A CENARIUM questionou o empresário sobre um possível favorecimento, considerando que o atual gestor da Prefeitura de Manaus é candidato à reeleição. Em nota, Durango afirmou que a empresa não realizou a contratação de influenciadores ou blogueiros. (Leia a nota na íntegra abaixo.)

Nota de Esclarecimento

A iMarketing Agência Digital esclarece que jamais realizou a contratação de influenciadores ou blogueiros para a execução de ações vinculadas à Prefeitura de Manaus (PMM).

Ademais, informamos que, em estrita observância à legislação eleitoral vigente, a iMarketing Agência Digital não se encontra, neste momento, envolvida em qualquer atividade publicitária que tenha como objeto a divulgação da PMM.

Reiteramos nosso compromisso com o cumprimento rigoroso de todas as disposições legais aplicáveis ao setor, pautando nossas atividades no respeito à legalidade e à ética.

Manaus, 26 de outubro de 2024.

Editada por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona

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