Influenciadora americana viraliza ao ler ‘Brás Cubas’, de Machado de Assis: ‘Melhor livro já escrito’

A criadora de conteúdo Courtney Henning Novak viralizou ao reagir à leitura de Machado de Assis (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” está, mais uma vez, no centro de discussões na internet. Agora, a “culpada” é a escritora e criadora de conteúdo Courtney Henning Novak, que viralizou ao reagir à leitura de Machado de Assis: “Por que ninguém me avisou que esse é o melhor livro já escrito?“, pergunta em um de seus vídeos no TikTok.

@courtneyhenningnovak

I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok

♬ original sound – Courtney Henning Novak

Novak está participando de um projeto, #ReadAroundTheWorld, cuja proposta é ler um livro de cada país em ordem alfabética. O título de Machado foi selecionado para representar o Brasil. “Eu ainda tenho que ler de Brunei a Zimbábue e eu estou lendo este [Brás Cubas] agora? Ninguém podia intervir e sugerir outra ficção medíocre e, quando eu tivesse terminado o projeto, me sugerir essa leitura?“, brinca a escritora.

Não é a primeira vez que o Bruxo do Cosme Velho viraliza entre leitores estrangeiros. Em 2020, a tradução de Flora Thomson-Devaux pelo selo Penguin Classics, esgotou em um dia.

PUBLICIDADE

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas” é, possivelmente, a dedicatória mais famosa da literatura brasileira.

Nas redes sociais, leitores argumentam que “vencemos a guerra literária” e comentam a desvalorização da literatura nacional.

Leia a matéria na íntegra neste link.

(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.