Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
5 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Da Revista Cenarium

MANAUS – Informações relacionadas às medidas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus, podem ser acompanhadas desde a sexta-feira, 17, no Portal da Transparência do Amazonas. Um link reúne relatórios de despesas, relação de pagamentos, legislação e ações do monitoramento da pandemia no Estado.

A reunião dos dados é um trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).

Ao acessar o endereço do portal (www.transparencia.am.gov.br), o cidadão encontrará na primeira tela o link ‘Coronavírus (Covid-19) – Ações e Recursos para o enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus’. A área apresenta dois blocos de informações. Na primeira, é possível ter acesso de maneira rápida e clara às informações financeiras sobre as ações que o Governo do Estado está realizando no combate ao coronavírus. O segundo bloco apresenta o monitoramento atualizado dos casos de Covid-19 em todo o estado do Amazonas.

O Portal da Transparência do Governo do Estado do Amazonas é gerenciado pela CGE, órgão coordenador da política de transparência do Poder Executivo Estadual.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o Governo do Estado concentra esforços no constante aprimoramento das ferramentas de transparência.

Ele ainda destaca o compromisso em apresentar à sociedade as medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de salvar vidas neste período de pandemia mundial.

Já o secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, afirma que a criação da nova funcionalidade no Portal da Transparência facilita e otimiza o acompanhamento do balanço fiscal do combate à Covid-19, concentrando informações que, embora já estivessem disponíveis, não se encontravam reunidas em um local específico dentro do site.

“Essas informações já estavam disponíveis nos sites das secretarias e no próprio Portal da Transparência. O link na plataforma, contudo, permite a visualização das despesas de maneira centralizada”, explicou Del Giglio.

A Prodam foi responsável por implementar a nova área sobre o Coronavírus, no Portal da Transparência do Amazonas. O supervisor de inovação da Prodam, Raphael Maquiné, explica que os dados que são fornecidos pela Sefaz são apresentados de maneira clara, para que o cidadão possa navegar pelo site e obtenha as informações que precisa com facilidade.

Transparência é avaliada

O ranking mais recente publicado pelo Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) avaliou o Governo do Amazonas como Nível Elevado em relação à transparência do Amazonas, com percentual de 80,4%, demonstrando que o Executivo Estadual cumpre a legislação de transparência.

O Ranking da Transparência avaliou os entes que compõem os Poderes Estaduais em três níveis: Deficiente, Mediano e Elevado.