Inpa ajuda no mapeamento de casos e evolução da Covid-19 em Boa Vista

Da assessoria

No controle da pandemia do do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), através do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Roraima (NAPRR), está auxiliando no mapeamento dos casos confirmados em Boa Vista (RR). A ação ocorre em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

“Sabendo que o NAPRR atua na área de geoprocessamento, a SVS nos solicitou a produção de mapas com foco nos bairros de residência dos casos confirmados de Covid-19 no município”, explicou o técnico em C&T e chefe substituto do NAPRR, o geógrafo Arthur Citó.

Segundo Citó, a produção cartográfica está focada na atualização semanal dos casos confirmados por bairro (mapa temático quantitativo – graduado/ intensidade de casos), série temporal com a evolução da dispersão dos casos confirmados e gerenciamento de um banco de dados geográfico com as informações transmitidas pela SVS e SMSA.

Os mapas auxiliam a SVS na visualização da distribuição dos casos e sua evolução quantitativa no município de Boa Vista. As informações podem servir no planejamento de ações de prevenção e controle à covid-19, além de distribuição e uso de recursos humanos, materiais e de equipamentos. “Não há nenhuma ação de campo do Inpa, nosso trabalho é todo no laboratório”, explicou Citó.

A SMSA adiciona os mapas ao boletim semanal da Secretaria de Saúde, publicado às sextas-feiras. O informativo circula apenas na rede interna da Prefeitura de Boa Vista e não está disponível online.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO