26 de janeiro de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o objetivo de aprimorar seus produtos por meio de suas pesquisas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou, no último dia 16 de novembro, um novo painel de informações para identificar focos de calor na vegetação da região da Amazônia Legal.

Os focos de calor dessa vegetação são mapeados pelo projeto Queimadas, o qual tem como objetivo realizar o monitoramento de focos de queimadas e desmatamento detectados por satélites e bem como os dados de desmatamento oriundos do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) e do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Mais transparência

O novo painel, também conhecido como TerraBrasilis, é uma plataforma desenvolvida para organização, acesso e uso dos dados geográficos para monitoramento ambiental na Amazônia.

As informações são destacadas mensalmente no site da plataforma, de acordo com o ano de referência dado pelo Prodes. Por meio do site da plataforma, qualquer pessoa pode ter acesso aos mapas e realizar análises sem precisar de uma ferramenta específica.  

Durante o ano de 2019, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também apresentou uma nova metodologia de autuação de forma remota para combater ilícitos ambientais. A ferramenta possibilitou mais eficiência e economia de aproximadamente R$ 7 milhões aos cofres públicos, pois permite a autuação dos crimes ambientais sem gastos com logística, com base apenas nas incidências das imagens geoespaciais de alta resolução.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.