Inscrição para prêmios literários ‘Cidade de Manaus’ termina nesta quarta-feira, 23

O "Dia Nacional do Escritor" é comemorado em 25 de julho (Reprodução/Internet)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Termina nesta quarta-feira, 23, as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2021, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O edital nº 01/2021 do prêmio está disponível no link para ter acesso à legislação do prêmio, ao formulário de inscrição, além de outras informações.

Os prêmios são voltados para escritores brasileiros que possuam obras literárias inéditas. São 20 categorias, divididas em nacionais e regionais, que contemplam as diversas expressões literárias. Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Na última edição, 11 autores tiveram suas obras premiadas.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a simplificação do processo de inscrição totalmente digital pela internet facilita a participação dos novos autores que tinham muitos custos nas edições anteriores com a impressão de exemplares e despesas de Correios, o que impedia a participação de muitos potenciais talentos.

PUBLICIDADE

“Os prêmios têm esse propósito de manter viva a tradição da palavra escrita, da criação literária, da possibilidade de termos obras novas, de estimular o surgimento de novos escritores e outros há mais tempo nessa caminhada”, justificou Telles. Ele disse que neste momento de pandemia os prêmios representam mais um estímulo a quem se dedica à literatura.

Relevância

Tenório Telles ressalta a importância dos prêmios literários citando o caso de um dos maiores exemplos da literatura brasileira, o poeta Luiz Bacellar, que participou de um concurso e foi revelado por grandes nomes da literatura.

“Barcellar, com sua conhecida obra “Frauta de Barro”, venceu o prêmio Olavo Bilac, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1956, e teve como jurados Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, que recomendaram Bacellar como uma grande revelação e promessa da literatura brasileira, que se confirmou ao longo da brilhante e produtiva carreira do autor.

Parcial

Pelo balanço parcial de inscritos no concurso, um total de 489 inscritos concorrendo nas dez categorias literárias em abrangência regional e nacional, totalizando 20 obras literárias vencedoras ao final do certame.

O Estado de São Paulo tem o maior número de participantes com 27,3% de obras inscritas, seguido do Amazonas, com 14,5%, Rio de Janeiro (12,8%), Pernambuco (10,6%), Minas Gerais (8,5), Ceará 6,7% e Santa Catarina (6,4%). Tem também registros de escritores e obras oriundos dos Estados do Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e Recife.

Categorias

Os prêmios nacionais contemplam as seguintes categorias e denominações, conforme o Decreto nº 4.603/19: Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela; Arthur Engrácio, de contos; Violeta Branca Menescal, de poesia; Péricles Moraes, de crônicas; Aldemar Bonates, texto teatral para adultos; Álvaro Braga, de teatro infantil;

Assim como Samuel Benchimol, para ensaio socioeconômico; Mario Ypiranga Monteiro, ensaio sobre tradições populares (folclore); Arthur Reis, ensaio histórico; Luiz Ruas, ensaio sobre literatura (letras); Cosme Alves Neto, ensaio sobre cinema; Áureo Nonato, de memória; Clóvis Barbosa, ao melhor texto de jornalismo literário; e Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto de literatura infantil.

Os prêmios regionais contemplam as seguintes categorias e denominações, conforme o Decreto nº 4.603/19: Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela; Arthur Engrácio, de contos; Violeta Branca Menescal, de poesia; Mario Ypiranga Monteiro, ensaio sobre tradições populares (folclore); Áureo Nonato, de memória; e Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto de literatura infantil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.