Inspirado na crença ribeirinha, balé monta espetáculo baseado na fé em São Francisco

A companhia preparou um espetáculo com as características do povo amazônida (Reprodução/Michael Dantas)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A religiosidade ribeirinha é a fonte para a montagem do espetáculo ‘Mensageiros de Francisco’, do Balé Folclórico do Amazonas (BFA). O evento acontecerá no dia 19 de novembro, às 19h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro. O acesso é gratuito.

Com bagagem de sobra, o BFA possui 18 anos de atuação e entre suas grandes montagens estão “Beiradão”, “Herança Africana” e “Cenas Amazônicas” (Reprodução/Michael Dantas)

De acordo com a diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Conceição Souza, a fé e a música deram a inspiração para criar o espetáculo de dança. “Guiados por São Francisco, os ribeirinhos seguem os sons da natureza, assim como este trabalho, que foi inspirado por um repertório do Raízes Caboclas”, detalhou.

PUBLICIDADE

Além da inspiração, elementos materiais são empregados para reforçar a mensagem cultural estampada na proposta de ‘Mensageiros de Francisco’. “Em cena, são usados elementos típicos da população interiorana, como paneiro, rede de pesca e cuia, que são aliados aos movimentos típicos da vida ribeirinha”, elencou Conceição.

Dança identitária

Com carga em montagens de teor regional, o BFA é uma companhia que trabalha o elemento identitário como forma de pertencimento e reconhecimento de espaço na arte. “Este espetáculo é um dos exemplos da proposta do balé folclórico, de representar nossa cultura, folclore e lendas regionais”, observou.

Seguindo os protocolos de segurança, O BFA se apresentará para o público com agendamento prévio (Reprodução/Michael Dantas)

Ainda de acordo com Conceição Souza, o grupo amazonense Raízes Caboclas, foi o ponto de partida para a montagem. Ele relata que em um de seus passeios pelo Largo de São Sebastião, encontrou o CD do grupo. Ao ouvir, identificou as semelhanças entre o que os artistas do Raízes cantam e o que o BFA procura encenar.

O espetáculo possui 30 minutos de duração e é composto por 20 bailarinos. Por questões de protocolo serão liberados acessos a 70 pessoas somente. Como as atividades culturais seguem os protocolos sanitários e de segurança frente ao novo Coronavírus, o agendamento pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.