Inspirado no Tropicália, álbum ‘Transe Tropical’ do artista amazonense Dan Stump exalta calor amazônico

Disco reflete as vivências do jovem artista em meio a maior floresta tropical do mundo. (Demi Brasil)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – Cantando sua vivência amazônica e explorando uma nova mistura de ritmos, o cantor Amazonense Dan Stump apresenta ao mundo sua versatilidade em ‘Transe Tropical’. O disco chegou às plataformas de música no dia 25 de março e conta com participações de Victor Xamã e Ivyson.

O segundo álbum autoral de Dan une elementos da sonoridade regional com ritmos como tango, samba e funk para criar uma experiência musical brasileira, pop e moderna. O cantor celebrou a nova era de seu trabalho.

PUBLICIDADE

“Eu sou um artista independente e trazer essa qualidade, esse visual e essa força não é tão simples assim. Não é só chegar e dizer ‘nossa que lindo lancei um disco’. Tem toda essa parte política que a gente não pode deixar de levantar a bandeira. Mas no final do dia eu fico muito feliz de conseguir proporcionar isso para o meu trabalho e para as pessoas que me acompanham nesse momento depois desses anos difíceis”, relembra Dan.

O cantor celebrou as evoluções do primeiro para o segundo álbum. Neste, a produção musical é assinada pelo produtor amazonense Viktor Judah (Chapéu de Palha, República Popular) e a produção aconteceu no segundo semestre de 2021.

“Agora, com maior apoio de uma distribuidora, eu tenho um produtor, uma equipe muito maior do que no primeiro disco que tem desde as coisas como maquiagem, visual, outra ajuda na direção de arte e na construção dos cenários. Ajuda nessa movimentação toda, o que eu não tive no primeiro disco. Nesse eu me senti muito mais aberto, colaborativo. E combina tudo com esse movimento do disco, que é um disco solar e um disco aberto”, classifica Dan.

“Transe Tropical” é o segundo álbum de Dan Stump, sucedendo “Tudo que eu penso são palavras perdidas que tento organizar”, trabalho lançado em 2019 e que o levou até YouTube NextUp Artistas, programa de impulsionamento de jovens artistas promovido pela plataforma de vídeos, junto de nomes como Julio Secchin e a Luísa e os Alquimistas.

“Eu tentei ser o mais direto possível e o mais aberto porque é assim que ele foi construído e é assim que essa narrativa está sendo contada e eu fico muito feliz com o lançamento. Eu estou muito feliz com as críticas e com as pessoas que tão comemorando junto comigo”, completa.

‘Transe Tropical’ tem ainda colaborações com o rapper manauara Victor Xamã, em “Sambatango”, e com o cantor pernambucano Ivyson, em “Daqui de Longe” – e também no projeto estético do disco, desenvolvido por uma equipe criativa formada apenas por jovens amazonenses.

O disco contém as músicas: 01. A Última Vida Terrestre; 02. Sambatango (part. Victor Xamã); 03. Céu Tropical; 04. Ser Sol; 05. Lembra da Praia; 06. Rio Solimões; 07. Boi-Bumbá; 08. Daqui de Longe (part. Ivyson); 09. Éramos 2 em 1; 10. Golden Days.

Sobre o artista

Sua carreira musical começou em 2015 por meio da publicação de covers em vídeo. Entre 2017 e 2018, participou do Red Bull Music Breaktime Sessions e realizou apresentações com seu projeto paralelo, a banda Tropical Riva, abrindo shows para artistas como Cícero, Esteban Tavares e Tay Galega.

Em 2019, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Tudo que eu penso são palavras perdidas que tento organizar”, onde mistura folk e MPB com as sonoridades regionais amazônicas, refletindo sua trajetória pessoal – um jovem simples que sai do interior e tem que se adaptar em meio às adversidades da cidade grande.

Dan canta desde 2015 e ‘Transe Tropical’ é seu segundo álbum autoral. (Demi Brasil)

Com letras em português e inglês, o disco reúne ainda colaborações de Renato Enoch, Evelyn Felix e do grupo República Popular. O trabalho se tornou um dos mais ouvidos dentre os projetos independentes na Região Norte, levando-o até o YouTube NextUp Música, programa internacional de impulsionamento artístico da plataforma de vídeos, que o indicou como artista revelação e uma das apostas da marca para os próximos anos.

De 2020 para cá, Dan participou de projetos virtuais como o Festival de Músicos Pocs Brasileiros, organizado pelo site Gay.blog.br, e a websérie Banzeiro Novo, que promove novos artistas manauaras, gravada no icônico Teatro Amazonas.

FICHA TÉCNICA – TRANSE TROPICAL

Produção musical: Viktor Judah, Dan Stump

Letras: Dan Stump (todas), Ivyson (Lembra da Praia) e Victor Xamã (Sambatango)

Participações especiais: Ivyson (Lembra da Praia) e Victor Xamã (Sambatango)

Mixagem e masterização: Viktor Judah

Músicos: Luís Gustavo Garcez Costa, Robson Andrei e Viktor Judah

Vozes de apoio: Gabrielle Farias Lopes e Giovanna Povoas de Lima 

Distribuição: FO/GO Music (BA)

Gerenciamento: Koch MGMT (SP)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.