Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Instagram comemora nesta terça-feira, 6, seu aniversário de 10 anos. O app do Facebook, que fez sucesso pelos filtros para editar fotos, hoje é uma das principais redes sociais do mundo e traz inovações para celebrar a data com os usuários. Entre elas, um mapa de stories para relembrar suas postagens, linha do tempo dos principais marcos da rede e, até mesmo, a possibilidade de mudar o ícone do Instagram.

Anunciado na última segunda-feira, 5, o Instagram Shop, recurso que permite fazer compras pelos vídeos do IGTV, faz parte das novidades de aniversário e começará a ser testado no Reels até o fim do ano. A rede social também anunciou duas atualizações de bem-estar para diminuir assédio e bullying na plataforma: o Instagram vai ocultar automaticamente comentários possivelmente ofensivos e expandir o recurso de alerta de conteúdo ofensivo para quem postar insultos.

Mapa de Stories

Para usuários que gostam de lembranças, o Instagram criou um mapa privado, com um calendário de stories postados nos últimos três anos. A função deixa ver as datas em que tiveram postagens e onde elas foram feitas. Será possível baixar, compartilhar e até salvar as histórias nos Destaques.

Instagram libera função de mapa de stories, com local e calendário das histórias compartilhadas na rede — Foto: Divulgação/Instagram

Mudar Ícone do Instagram

Para relembrar os velhos tempos, além de poder ver uma linha do tempo com os principais marcos da rede social, outra novidade de aniversário é a possibilidade de mudar o ícone do Instagram para versões antigas e clássicas do app. Divulgado como um easter egg, que é um segredo ou algo escondido na plataforma, a novidade pode agradar os mais nostálgicos ou aqueles que querem deixar o ícone do app combinando com o seu celular.

Aniversário do Instagram celebra uma década com a possibilidade de usar ícones antigos no app — Foto: Divulgação/Instagram

Atualizações de bem-estar

Para reduzir as interações negativas no Instagram, a plataforma vem investindo em novos recursos para tornar a experiência no app mais positiva, como a possibilidade de restringir comentários de um usuário ou apagar diversas mensagens de uma só vez. Agora, o Instagram vai ocultar automaticamente mensagens possivelmente ofensivas, com base em conteúdos denunciados anteriormente, mas o usuário terá a opção de “ver comentários ocultos”. No entanto, os comentários que violam as diretrizes do Instagram serão automaticamente removidos.

O Instagram vai ocultar automaticamente comentários possivelmente ofensivos — Foto: Divulgação/Instagram

Outra novidade é a expansão do recurso de alerta para quem está tentando postar diversos conteúdos possivelmente ofensivos. O objetivo é fazer o usuário pensar na mensagem que quer enviar e nas consequências delas, e diminuir o bullying e o assédio na rede social.

A rede social amplia o recurso que alerta ao usuário que aquele comentário pode ser ofensivo — Foto: Divulgação/Instagram

Dados dos 10 anos da plataforma

Nesta década de Instagram, a rede social passou por diversas mudanças e agora conta com funções de sucesso, como Stories, Reels e IGTV. Atualmente, 50% dos usuários assistem a vídeos na plataforma todos os dias. Essas ferramentas permitiram que músicas, gifs, efeitos e filtros se tornassem tendência entre os usuários. Por exemplo, k-pop, o estilo de música pop coreana, é gênero musical mais comentado no Instagram, enquanto o estilo indiano bollywood é o mais compartilhado no adesivo de música.

Os brasileiros também ocupam faixas importantes das listas do Instagram. Atualmente, a música “Se essa vida fosse um filme”, da cantora brasileira Giulia Be, e o remix de Piece Of Your Heart do DJ Alok estão no top 10 músicas compartilhadas no Reels. Já no top 10 criadores em ascensão no Reels, o perfil @thebeaglesimba, de um cachorro da raça beagle de Goiânia, está em 14º lugar.

(*) Com informações da Techtudo