Instituto distribui bolsas de R$ 50 mil para produção de web documentários

O programa tem o apoio do ator e diretor brasileiro Wagner Moura Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) lançou nessa quinta-feira, 13, um projeto gratuito de distribuição de bolsas, no valor de R$ 50 mil, para produção de web documentários que visem mostrar a diversidade da realidade brasileira e enaltecer vozes que não têm oportunidade de contar a própria história.

A organização é dirigida pelo sociólogo Jessé de Souza e pelo autor e palestrante Eduardo Moreira. O programa tem o apoio do ator e diretor brasileiro, Wagner Moura, e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho deste ano.

PUBLICIDADE

“O projeto tem o objetivo de retratar a realidade brasileira sob seus mais diferentes aspectos, na sua diversidade e multiplicidade de vozes e atores”, destacou Eduardo Moreira.

Realidade dura

O momento difícil vivenciado pelo setor audiovisual, que precisou parar as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, foi um dos motivos para o projeto ser desenvolvido. A ideia é abranger o máximo possível a pluralidade e vivência nua e crua do brasileiro.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o ator Wagner Moura salientou que o projeto busca chegar em acampamentos, aldeias indígenas, quilombolas e zonas periféricas das cidades para escutar todas as vozes que possam contribuir com o debate sobre o País.

“Que a gente possa contar a história do País, refletir sobre a atualidade e apontar caminhos para o Brasil que, invariavelmente, tem a ver com a nossa pluralidade, e a nossa histórica desigualdade. Se você tem um projeto, se você quer falar sobre a realidade sua realidade, sobre o País que você vive, se inscreva”, destacou o ator Wagner Moura, em vídeo publicado no Instagram.

Apesar de não haver restrições de idade ou classe social, o projeto procura atender principalmente jovens de baixa renda e de regiões com carência de equipamentos culturais, como cinemas, teatros, bibliotecas, galerias, salas de concerto, museus, entre outros.

O interessado que deseja se inscrever no programa precisa acessar o site www.obrasildeverdade.com.br e seguir as recomendações disponíveis na plataforma. Para mais informações, basta entrar em contato com a instituição, por meio do e-mail: [email protected].

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.