Integrante da OAB-AM palestra na Conferência Internacional de Direitos Humanos
Por: Isabella Rabelo
24 de maio de 2024
Isabella Rabelo – Da Revista Cenarium
MANAUS (AM) – A 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos, que se encerrou nesta sexta-feira, 24, contou com a participação da presidente da Comissão Indígena da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Inory Kanamary.
A advogada, que atuou como palestrante no evento, expôs o tema: “A Amazônia Brasileira e as múltiplas violências de direitos humanos”, destacando pautas relacionadas aos povos indígenas e as dificuldades enfrentadas pelo grupo nos dias atuais.

Inory ainda se manifestou sobre o trabalho da Comissão Indígena da OAB-AM pelo amparo e defesa dos direitos dos indígenas diante da ausência do Estado em vários locais da Amazônia.
“A Comissão chega e realiza esse trabalho nessas regiões que se encontram em locais de difícil acesso, onde inclusive ainda existem indígenas isolados e onde há a presença muito forte de criminosos, garimpeiros, madeireiros e pescadores ilegais”, detalhou.

A presidente ainda reiterou a falta de alcance do Estado, que não se faz presente para essas pessoas e justifica a ausência devido à distância, e a dificuldade em chegar até esses territórios.
“Nós temos atuado juntamente com universidades internacionais, com a parceria do Fonepi (Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas aos Povos Indígenas) e de organizações nessa defesa da vida das pessoas indígenas que se encontram nesses locais isolados. São o ‘Vale dos Esquecidos‘”, afirmou.
Evento
A 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos ocorreu entre os dias 23 e 24 de maio em Campinas (SP) e foi realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão Nacional de Direitos Humanos.

A conferência visou discutir a criação de mecanismos concretos para a manutenção e efetivação dos Direitos Humanos, além de sensibilizar a sociedade e mobilizar advogados, juristas e legisladores para discutir as formas de exclusão social, suas consequências e as perspectivas para sua superação.
O evento reuniu diversos especialistas, entidades governamentais, organizações não governamentais e outras entidades que atuam na defesa dos direitos humanos no Brasil e no exterior.