28 de outubro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Paula Litaiff – Da Revista Cenarium

A visita dos filhos do presidente Jair Bolsonaro a Manaus no último dia 18, seguida da reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no dia 21, e o encontro com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, nesta quinta-feira, 24, apontam para uma consonância política entre o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o presidente da República (sem partido).

Nos últimos sete dias, o Amazonas ficou sob o foco do governo federal com assuntos voltados ao aquecimento da economia local, que incluem turismo, infraestrutura e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o aumento da proximidade entre Wilson Lima e Bolsonaro – confirmada por fontes em Brasília -, a tendência é que o Palácio do Planalto se volte ainda mais ao Amazonas.

Retomada do turismo

Os filhos do presidente – senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) – elogiaram a atuação do Governo do Amazonas na retomada de projetos econômicos no “pós-ápice” da pandemia com o programa de Retomada da Atividade Turística.

Wilson Lima e filhos do presidente Bolsonaro: entendimento sobre a retomada da economia (Reprodução/Internet)

“Preservar não é isolar. Não faz sentido deixar os senhores longe do resto do País. O governo Bolsonaro quer integrar a nação”, declarou o deputado Eduardo Bolsonaro no último dia 18, quando esteve na capital amazonense.

Obras da BR-319  

Por videoconferência, Wilson Lima reuniu-se na última segunda-feia, 21, com o ministro Tarcísio de Freitas e com os governadores de Roraima, Rondônia e Acre para tratar sobre a recuperação de 52 quilômetros da BR-319 (Manaus-Porto Velho).

Em videoconferência com o ministro de Infraestrutura, Wilson Lima pede celeridade para BR-319 (Secom)

Na conversa, o governador frisou a promessa do presidente sobre a obra. “O governo está engajado nesse projeto. O presidente Bolsonaro prometeu dar uma solução para a BR-319 e agora está fazendo isso, por dever e justiça”, disse.

Dois dias depois, quarta-feira, 23, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou que  recebeu sete propostas em licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto básico e executivo de engenharia da BR-319 para recuperar o trecho conversado na reunião entre o ministro Tarcísio de Freitas e Wilson Lima.

Apoio a famílias

Ontem, 24, foi a vez do ministro Onyx Lorenzoni se voltar ao Amazonas com a assinatura do termo de repasse de recursos do governo federal para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2020/2021. O programa beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.  

Em Manaus, o ministro da Cidadania promete atender necessidades de famílias (Secom)

“Governador Wilson Lima, vamos atender 700 mil amazonenses, famílias de extrema carência que vão ter alimentos de qualidade para si e para os seus filhos, da mesma maneira com as instituições de acolhimento, onde vamos atender os orfanatos, asilos, instituições de acolhimento”, destacou o ministro, durante a solenidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.