28 de fevereiro de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – O cartunista e criador da “Turma da Mônica”, Mauricio de Sousa, de 85 anos, foi vacinado contra o novo Coronavírus nesta sexta-feira, 12. A notícia foi comemorada logo após uma publicação ser postada no Twitter oficial da série de quadrinhos.

A boa notícia logo tomou conta da rede social e emocionou fãs brasileiros de Mauricio. “O pai está vacinado”, escreveu o perfil oficial da “Turma da Mônica”, que divulgou uma imagem do cartunista tomando a primeira dose da vacina.

“Estou muito feliz. Cuido da minha saúde e de quem está perto de mim. Mas é importante lembrar que não há apenas a vacina contra a Covid-19. Este movimento inclui o próprio direito à vacinação para prevenir doenças sérias que podem ser evitadas”, afirmou Mauricio, por meio do perfil da turma no Twitter.

Mauricio de Sousa e suas maiores criações, Mônica e Cebolinha. (Amanda Perobelli/Estadão Conteúdo)

Após a divulgação da notícia, fãs e seguidores do cartunista o elogiaram e comemoraram a informação. “Uma Mônica jamais poderia ficar sem seu Sansão. Homenagem maravilhosa”, escreveu uma internauta.

Na imagem divulgada, o cartunista aparece usando uma máscara com rostos do personagem Cebolinha, que também faz parte da “Turma da Mônica”. Com isso, Mauricio entra para a lista de celebridades brasileiras que já tomaram a primeira dose da vacina, sendo eles: Fernanda Montenegro, Ary Fontoura, entre outros.

História

Mauricio de Sousa nasceu em 1935, é empresário, cartunista e criador da “Turma da Mônica”. Além disso, Mauricio criou outros personagens de histórias em quadrinhos, como o Cebolinha. Sousa é também membro da Academia Paulista de Letras. O cartunista é também o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Campanha

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança neste final de semana uma campanha em suas redes sociais para conscientizar mães, pais e demais responsáveis sobre a eficácia e a segurança das vacinas de rotina, como as contra sarampo e pólio, para crianças menores de 5 anos. Os materiais contam com personagens da Turma da Mônica, juntamente com seus pais e mães, que passam várias mensagens sobre essas vacinas, como elas agem e porque são importantes para a saúde das crianças.

Para elaborar a campanha, o Unicef usou como base um vasto material produzido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e o amplo conhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que também assinam a campanha. Um guia sobre Campanhas de Vacinação, encomendado pelo Unicef à Universidade de Yale, também foi usado na elaboração de todos os textos da campanha. Todos os cards da campanha podem ser encontrados aqui.