Internautas questionam local para onde filhote de onça foi transferido


Por: Ana Pastana

09 de fevereiro de 2025
Internautas questionam local para onde filhote de onça foi transferido
Internautas questionaram o local que a onça foi transferida (Composição: Annabelle Pena/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Após o filhote de onça-pintada, chamado de Golias Goes, ser resgatado na terça-feira, 4, no município de Santo Antônio de Içá (AM), a 879 quilômetros de Manaus (AM), e ser colocado em uma estrutura improvisada por falta de local apropriado para o animal silvestre no município, internautas criticaram a forma em que o filhote foi alocado.

Dentro da lama?“, “Vai direto para jaula” e “Daí para o cativeiro” foram alguns dos comentários em publicações nas redes sociais como Instagram e Facebook. O animal ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade após ser resgatado pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Imagens da onça na jaula (Reprodução/Instagram @_gabriel.santos.09)

Sem estrutura para receber o filhote, Golias foi inicialmente devolvido à família por falta de local apropriado para ficar. Depois foi retirado da mesma família novamente e alocado em um abrigo temporário.

Na sexta-feira, 7, o animal foi levado de lancha para o município de Tefé (AM), a 521 quilômetros de Manaus, para que a equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Mamirauá fizessem a transferência do filhote à capital amazonense. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi adaptado uma caixa para o transporte do Golias.

O filhote de onça-pintada sendo transportado em uma caixa (Divulgação)
Repercussão

A família que estava com o animal criou um perfil no Instagram – @goesgolias – para expor a rotina do filhote de onça-pintada. O perfil existe desde a última quinta-feira, 6, e conta com mais de 8 mil seguidores até a tarde deste domingo, 9.

No perfil de Golias, as imagens retrataram os cuidados direcionados ao animal silvestre e mostraram detalhes de sua rotina, inclusive com registros com familiares. Uma integrante da família que estava cuidando do filhote escreveu: “Agora, sim, o Golias já foi entregue às autoridades de SAI [Santo Antônio do Içá]. As despesas dele a prefeitura que vai arcar. Agora é só esperar o Ibama vir pegar ele”, disse.

Leia também: Família mostra rotina de onça de oito meses criada em casa

No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) proíbe a criação, posse, transporte, comercialização e utilização de animais silvestres sem a autorização. A infração está prevista no artigo 29 da Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata dos crimes ambientais e contra a fauna.

De acordo com a legislação, o crime ocorre quando a pessoa “mata, persegue, caça, apanha, utiliza espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.