Investigado pela PF, presidente da Câmara de Boa Vista é reeleito


Por: Ian Vitor Freitas

02 de janeiro de 2025
Investigado pela PF, presidente da Câmara de Boa Vista é reeleito
O presidente reeleito da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa (Divulgação)

BOA VISTA (RR) – Investigado pela Polícia Federal (PF) por crime eleitoral e tráfico de drogas, o vereador Genilson Costa (Republicanos) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, para o biênio 2025-2026, na noite dessa quarta-feira, 1º, após cerimônia de posse dos 23 vereadores, além do prefeito e vice-prefeito da capital de Roraima.

Com vaias após a votação e gritos de “vergonha”, Genilson recebeu 14 votos, contando com o dele. Os vereadores que votaram pela reeleição foram Adnan Lima (DC), Pastora Carla Messias (PP), Deyvid Carneiro (União), Ítalo Otávio (Republicanos), Jeu Nunes (PDT), Júlio Cézar Medeiros (MDB), Manoel Neves (Republicanos), Marcelo Nunes (PDT), Tuti Lopes (PODE), Insp Daniel Mangabeira (PTD), Professor Thiago Reis (PSD), Thiago Saraiva (PSD) e Walkiria Reis (Republicanos).

Na chapa oposta havia a vereadora Aline Rezende (Progressistas), que também disputava a presidência e recebeu nove votos. Contando com o próprio voto, a vereadora teve apoio de Vavá do Thianguá (MDB), Adjalma Gonçalves (Podemos), Carol Dantas (PSD), Bárbara Falcão (Progressistas), Bruno Perez (MDB), Pastor Gill (Podemos), Roberto Franco (DC) e Thiago Fogaça (MDB).

Além do presidente da Casa, também foi escolhida a Mesa Diretora para os dois próximos anos. Veja os nomes eleitos:

  • Primeiro-vice-presidente, Júlio Cézar;
  • Segundo-vice-presidente, Thiago Saraiva;
  • Primeira-secretária, Tuti Lopes;
  • Segundo-secretário, Inspetor Daniel Mangabeira;
  • Terceiro-secretário, Adnan Lima (DC).

No púlpito, o presidente da Câmara destacou o compromisso com a população boa-vistense e que vai continuar contribuindo com o Executivo para projetos de leis que ajudem a sociedade.

“Quero deixar claro, mais uma vez ao Executivo, agora reeleito, que irei continuar com o que o meu coração sempre desejou, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Irei ser a mesma pessoa de quatro anos atrás, a mesma pessoa que 2004, se lançou na política. Não serei presidente de 14 vereadores, serei presidente da Câmara, dos 23 vereadores empossados, para que a gente possa, junto com o Executivo, deixar a nossa cidade ainda melhor nesses próximos quatro anos”, disse.

Investigação da PF

Genilson Costa, agora reeleito como presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, é alvo de uma operação da PF, desencadeada no dia 18 de dezembro. As investigações ocorreram com o objetivo de desarticular uma associação criminosa constituída durante o período eleitoral de 2024, voltada à prática de compra de votos e outros crimes eleitorais.

Um dos mandados foi realizado na casa do vereador, que negou a participação no esquema em outras ocasiões. A operação foi deflagrada poucas horas depois da diplomação de Genilson como vereador da capital.

Agente da PF em operação (Reprodução/PF)

A PF monitora o vereador desde do dia 5 de outubro deste ano, quando pendeu dez pessoas pelo crime de corrupção eleitoral. Um dos suspeitos era o parlamentar, que, na ocasião, estava disputando a reeleição. Em troca de votos, os eleitores estavam recebendo valores que variavam entre R$ 100 e R$ 150. Genilson foi reeleito com 3.744 votos.

Durante as buscas foi identificada a prática de diversos crimes eleitorais, resultando na prisão de Genilson pela prática dos crimes de corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro e por posse de ouro em sua forma bruta.

Por fim, ele ainda é investigado por diversos crimes, como patrocínio do tráfico para o exercício de suas atividades parlamentares, inclusive para a disputa à Presidência da Casa Legislativa municipal.

Leia mais: Prefeito de Boa Vista assume 2º mandato; veja promessas
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.