Investigadora se entrega à polícia por roubo com uso de falso mandado no AM
Por: Marcela Leiros
01 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – A investigadora da Polícia Civil do Amazonas, Viviane Monteiro de Almeida, se entregou na manhã deste domingo, 31, no 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Zona Norte da capital, após ter a prisão preventiva decretada no âmbito da “Operação Falso Mandado“, deflagrada por policiais do 8° DIP, sob a coordenação do delegado Rafael Costa e Silva.
A ação policial apura a participação da investigadora em um crime ocorrido no dia 15 de agosto. Uma mulher denunciou que, na ocasião, teve a casa invadida por Viviane e dois homens, que apresentaram um falso mandado de prisão afirmando fazerem parte da equipe do delegado.

Durante a ação criminosa, foram levados R$ 5 mil em espécie e R$ 10 mil transferidos do celular da própria vítima para uma conta que está sob investigação, além de um notebook, relógio e outros objetos pessoais.
Com base nas informações da vítima e no levantamento do veículo utilizado no crime, uma caminhonete VW Amarok branca, a Polícia Militar abordou o automóvel no dia 19 do mês passado.
Na ocasião, Viviane foi flagrada portando três coletes balísticos, cinco carregadores, mais de 60 munições, balaclava, pé de cabra, distintivos policiais e um relógio reconhecido pela vítima. Como não estava em situação de flagrante, a investigadora foi ouvida e liberada, e os objetos apreendidos.
No dia seguinte, o delegado Costa e Silva representou pela prisão preventiva, aceita pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e deferida pelo Judiciário. Com a apresentação espontânea neste domingo, Viviane ficará à disposição da Justiça. O procedimento também será encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil para apuração administrativa.
“Na manhã de domingo, a investigadora se entregou no 6° DIP, onde foi cumprido o seu mandado de prisão. Ela ficará à disposição da Justiça e todo o procedimento será remetido para Corregedoria-Geral da Polícia Civil”, finalizou o delegado.