Governador do AM assina ordem de serviço para revitalizar escolas estaduais de 22 municípios

Ação contempla escolas estaduais de 22 cidades do Amazonas (Bruno Pacheco/Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após cumprir agenda em Brasília, o governador Wilson Lima (PSC) assinou nesta terça-feira, 22, em Manaus, 32 novas ordens de serviço para revitalizar escolas estaduais da capital e do interior do Amazonas. A medida vai contemplar 22 municípios do Estado e abrange, ainda, unidades educacionais indígenas, com investimento de R$ 19 milhões, divididos entre revitalizações e convênios.

O acordo foi celebrado nesta terça-feira, 22, na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste, com a presença dos prefeitos das cidades e de deputados estaduais. Para Wilson Lima, o recurso destinado para melhorar a infraestrutura das escolas dará mais conforto e tranquilidade para os alunos e professores.

PUBLICIDADE

“Os investimentos que estamos fazendo são históricos, que nunca haviam sido feitos antes. Estamos revitalizando o máximo possível de unidades de ensino, alcançando mais de 64% das escolas da rede estadual do Amazonas”, comentou o governador, ao salientar que a medida alcança a marca de 393 escolas revitalizadas, desde 2019.

Entre os serviços a serem inclusos estão as melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, serviços de pintura geral, troca de telhados e, em alguns casos, ampliação de espaços comuns. Segundo o governador, para que a revitalização das escolas não comprometa o ano letivo dos estudantes, os alunos cujas unidades de ensino passarão por obras devem ser deslocados para outras salas de aula ou, se necessário, para outros colégios. Caberá aos gestores analisarem cada ocasião, visando o bem-estar da classe docente e discente.

“Há casos em que os alunos conseguem estudar nesse mesmo prédio, e a gente isola a área onde está acontecendo o serviço. Há casos de escolas em que a gente tem que transferir os alunos para outras unidades. Isso tem que ser analisado, caso a caso, juntamente com as prefeituras e a nossa Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e dos municípios”, destacou Wilson Lima.

Agenda em Brasília

Na manhã desta terça-feira, 22, o governador Wilson Lima também assinou, em Brasília, um Memorando de Entendimento em defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia. O acordo, celebrado entre o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, a Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil e os governadores da região propõe implementar o Fundo Multidoadores da ONU e o Plano de Recuperação Verde (PRV), visando o progresso da região.

“A medida nos ajuda a avançar na troca de informações, construção de alguns projetos e na montagem de um monitoramento para um atingimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) estabelecidos pela ONU, além de outras parcerias como a abertura de possibilidades de caminhos para que a gente possa capitar recursos voltados para a sustentabilidade”, frisou Wilson Lima.

Confira a lista de escolas a serem revitalizadas no interior:

Anamã – Escola Estadual Duque de Caxias
Atalaia do Norte – Escola Estadual Tereza Lemos
Autazes – Escola Estadual Pedro Santarém Penalber
Barreirinha – Escola Estadual Jacy Dutra e Escola Estadual Nilo Pereira
Benjamin Constant – Escola Estadual Dária Gabriel (Indígena)
Boca do Acre – Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Estadual Coronel José Assunção
Borba – Escola Estadual Agostinho Góes (Indígena) e Escola Estadual Balbina Mestrinho
Envira – Escola Estadual Chagas Matos
Fonte Boa – Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe
Guajará – Escola Estadual José Carlos de Medeiros Raposo
Manicoré – Escola Estadual Santo Antônio do Matupi (Indígena)
Iranduba – Escola Estadual Isaías Vasconcelos
Nhamundá – Escola Estadual Povo Indígena Hexkaryana (Indígena) e Escola Estadual Raimundo da Silva Melo
Santo Antônio do Içá – Escola Estadual Presidente Vargas
São Gabriel da Cachoeira – Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção
São Paulo de Olivença – Escola Estadual Custódio Manuel
São Sebastião do Uatumã – Escola Estadual Armando Mendes
Parintins – Escola Estadual Brandão de Amorim
Tefé – Escola Estadual Eduardo Ribeiro
Juruá – Escola Estadual Armando Berredo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.