Ipaam orienta sobre reaproveitamento de resíduos domésticos durante a pandemia

Ipaam sugere reaproveitamento de materiais - Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam

Da Revista Cenarium

MANAUS – Os resíduos sólidos urbanos, também conhecidos como lixo doméstico, são produzidos durante o ano todo. No entanto, durante a situação que o país atualmente vivencia devido ao novo coronavírus (Covid-19), a população produz ainda mais resíduos, por ficar mais tempo dentro de casa. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aproveita para alertar as pessoas sobre como lidar com esse material durante esse período.

Embora ainda não seja de prática comum da sociedade em geral, a separação do lixo doméstico por tipo de material, com seu posterior destino para a reciclagem, vem ganhando mais importância e valor na vida de diversas pessoas, ainda mais durante esse período em que a população está mais tempo em casa.

PUBLICIDADE

De acordo com a diretora técnica do Ipaam, Maria do Carmo, a preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações do órgão ambiental.

“Sabemos que preservar o meio ambiente começa com pequenas atitudes no dia a dia e que fazem toda a diferença. Uma delas é a reciclagem, por meio da qual todo o lixo doméstico, ainda mais nesse período, pode ser destinado de forma correta”, explicou.

Além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, a separação correta dos resíduos domésticos pode trazer diversos benefícios. Isso porque, se aproveitados de forma correta, os materiais descartados podem até se tornar fonte de renda para muitas pessoas.

Maria do Carmo explicou também que o primeiro passo a ser dado é reduzir o consumo de produtos dentro de casa e evitar o uso de sacolas plásticas e copos descartáveis, que são materiais difíceis de reciclar. “Outro passo importante é o aproveitamento dos resíduos orgânicos, fazendo compostagem para posterior uso, como adubo”, destacou.

Dicas

Para quem consome refrigerantes, sucos e águas das garrafas PET, logo após o consumo, uma sugestão é aproveitar as tampas das garrafas para fazer jogos educativos, como por exemplo o jogo de damas.

Aqueles que guardam revistas ou livros que consideram que não terão mais uso ou serventia, podem procurar figuras iguais e criar um jogo da memória, ou então confeccionar o próprio tabuleiro para o jogo de damas com as tampas das garrafas PET.

As garrafas de vidro, bastante usadas durante esse período pelo qual o país vem passando, também são objetos de fácil reuso: com elas é possível fazer potes, luminárias, lanternas, jarras, entre outros objetos de decoração para casa.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.