Irmãs indígenas conquistam medalha de ouro na Copa Manacapuru de Jiu-Jítsu

Ana Izabele, de 10 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, conquistaram medalha de ouro, nas categorias Juvenil e Mirim, na Copa Manacapuru de Jiu-Jítsu. (Divulgação)

Com informações da assessoria

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), as irmãs indígenas Ana Izabele, de 10 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, conquistaram medalha de ouro, nas categorias Juvenil e Mirim, na Copa Manacapuru de Jiu-Jítsu. A disputa aconteceu neste sábado, 4, no município de Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus). 

Para o diretor-administrativo da FEI, Vanderlei Alvino, a vitória marca a presença indígena em competições esportivas. “Através do esporte, conseguimos alcançar diversos locais da sociedade e também levar a cultura indígena. A vitória das irmãs indígenas é um exemplo de garra e, também, de determinação, onde juntas podem levar consigo suas histórias e expandir o conhecimento da sociedade quanto à cultura dos povos indígenas”, disse.

PUBLICIDADE

Indígenas da etnia Kokama, Ana Izabele e Ana Isabel são treinadas pelo pai, desde os 5 e 3 anos de idade, que também possui uma academia de jiu-jítsu em casa. Anteriormente, ambas já haviam conquistado medalha de ouro no Campeonato Amazon Gran Slam Jiu-Jítsu Gi e NoGi, que aconteceu em novembro deste ano.

Para a presidente da Associação Indígena Raimundo Mura, Zilda Mura, as meninas representam o início de muitos dos indígenas que irão levar as tradições de suas raízes para o Brasil e o mundo.

“A emoção é muito grande em saber que elas conquistaram mais posições de destaque dentro do esporte, as meninas estavam sem treinar durante o período que fomos afetados pela pandemia. Somente este ano retornaram aos treinos e competiram. Somos gratos por todo apoio e incentivo que estamos recebendo”, agradeceu.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.