Isabel Cristina foi tornada beata pela Igreja Católica mesmo sem realizar milagre


19 de dezembro de 2022
Isabel Cristina foi tornada beata pela Igreja Católica mesmo sem realizar milagre
Isabel Cristina (Divulgação)
Da Revista Cenarium*-

MANAUS – A estudante mineira Isabel Cristina Mrad Campos (1962-1982) foi tornada beata mesmo sem ter realizado um milagre, procedimento que normalmente baseia esse grau de reconhecimento dentro da Igreja Católica. A cerimônia de beatificação da estudante ocorreu no último dia 10, em sua terra natal, Barbacena.

O que foi levado em conta pelo Vaticano no caso da jovem foi o seu martírio. A estudante havia se mudado para a cidade vizinha de Juiz de Fora (MG) para estudar e prestar vestibular. Lá, foi foi assassinada com 15 facadas por um homem que estava em sua casa para instalar um guarda-roupa tentou estuprá-la.

O sofrimento da estudante, criada em uma família fortemente católica, foi o que o Vaticano levou em consideração ao torná-la beata, segundo informações da Arquidiocese de Mariana, à qual pertence Barbacena.

Ela também atuava na assistência aos mais pobres com os vicentinos, como são conhecidos os integrantes de associações ligadas a são Vicente de Paulo. É a quarta vez que religiosos são beatificados em Minas (veja lista abaixo). O caso da estudante é o primeira em que não houve comprovação de milagre.

O padre Geraldo Guilherme da Silva, especialista em direito canônico da arquidiocese de Belo Horizonte, afirma que as regras atuais para beatificações e canonizações foram reordenadas na Constituição Apostólica de 25 de janeiro de 1983, durante o pontificado de João Paulo 2º.

Segundo o especialista, somente em casos de martírios comprovados e fé “demonstrada e vivenciada” pode haver a dispensa da realização de milagre para beatificações. “O fato de a pessoa ofertar sua própria vida em razão da fé demonstrada dispensa a comprovação do milagre”, explica.

Isabel Cristina pode se tornar santa, mas para isso existe a necessidade da comprovação de milagre, segundo a Arquidiocese de Mariana.

Minas Gerais tem outros três beatos, nascidos ou com atuação no estado, e que tiveram milagres reconhecidos pelo Vaticano: Padre Eustáquio, Nhá Chica e Padre Victor.

Nascido na Holanda, Padre Eustáquio, conforme aceito pelo comando da Igreja Católica, curou um padre que tinha câncer. Nhá Chica, de São João del-Rei, curou uma mulher com grave doença cardíaca. Já a Padre Victor, de Campanha, é atribuída a intercessão de milagre para a gravidez de outra mulher cujo diagnóstico médico afirmava que nunca poderia gerar filhos.

A junta que determina as beatificações e canonizações no Vaticano é formada por teólogos, médicos e outros integrantes do comando da igreja que analisam relatos e documentos.


OUTROS BEATOS DE MINAS GERAIS

Estado com forte tradição no catolicismo, Minas Gerais tem agora quatro beatos e outros dois religiosos sob análise para também alcançarem esta posição na igreja:

PADRE EUSTÁQUIO – HUMBERTO VAN LIESHOUT

  • Nascimento: 03/11/1890 – Aarle Rixtel – Holanda
  • Morte: 30/08/1943 – Belo Horizonte – MG
  • Data da beatificação: 15/03/2006
  • Motivo: cura de câncer em um religioso
A foto mostra o padre Eustáquio, nascido na Holanda, que se mudou para o Brasil, onde foi beatificado.
Padre Eustáquio, nascido na Holanda, foi beatificado em 2006. Um bairro em Belo Horizonte, na região noroeste da cidade, leva o nome do religioso. – Wikimedia

PADRE VICTOR – FRANCISCO DE PAULA VICTOR

  • Nascimento: 12/04/1827 – Campanha (MG)
  • Morte: 23/09/1905 – Três Pontas (MG)
  • Data da beatificação: 14/11/2015
  • Motivo: gravidez de mulher que, conforme os médicos, não tinha condições de gerar filhos
A foto mostra Padre Victor, um dos beatos de Minas Gerais
Padre Victor, também beatificado em Minas Gerais, após interceder, conforme a Igreja Católica, pela gravidez de uma mulher com problemas para gerar filhos – Reprodução

NHÁ CHICA – FRANCISCA DE PAULA DE JESUS

  • Nascimento: 1808 – São João del-Rei (MG)
  • Morte: 14/06/1895 – Baependi (MG)
  • Data da beatificação: 04/05/2013
  • Motivo: cura de doença cardíaca congênita em uma mulher
A foto mostra a beata Nhá Chica, sentada, com vestes longas de religiosa, e segurando um guarda-chuva.
Nhá Chica, tornada beata pelo Vaticano depois de curar uma mulher que tinha grave problema de coração – Wikimedia

RELIGIOSOS DE MINAS COM PROCESSO EM ANDAMENTO PARA BEATIFICAÇÃO

Padre Libério – Libério Rodrigues Moreira

  • Nascimento: 30/06/1884 – Lagoa Santa (MG)
  • Morte: 21/12/1980 – Divinópolis (MG)
  • Motivo: sob segredo do Vaticano
A foto mostra Padre Libério, que pode ser beatificado pelo Vaticano.
Padre Libério é um dos religiosos mineiros que podem ser beatificados pelo Vaticano. – José Roberto Pereira / Diocese de Divinópolis

Irmã Benigna – Maria da Conceição Santos

  • Nascimento: 16/08/1907 – Diamantina (MG)
  • Morte: 16/10/1981 – Belo Horizonte (MG)
  • Motivo: sob segredo do Vaticano
A foto mostra Irmã Benigna, que pode se tornar beata.
Irmã Benigna, nascida em Diamantina, tem processo de beatificação sob análise do Vaticano. – Divulgação

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.