Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um Jacaré Pedra, de quase três metros, da espécie paleohu trigonatus, invadiu o terreno de uma empresa localizada no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, na manhã dessa terça-feira, 15. O animal foi amarrado e resgatado por policiais militares do Batalhão Ambiental.

De acordo com o Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Amazonas, no local onde o animal foi regstado há intenso fluxo de veículos e pessoas, mas ninguém ficou ferido.

Após a contenção, o animal foi levado para soltura em um igarapé que fica situado em área de mata localizado na Cachoeira Alta, mesma zona onde foi encontrado.

Os jacarés são répteis da família Alligatoridae. Surgiram no planeta há pelo menos 200 milhões de anos e são animais com uma capacidade imensa de crescimento. Possuem normalmente, grande porte. São grandes predadores dos habitats onde vivem.

Animal resgatado em Manaus estava no pátio de uma empresa (Divulgação/ PM)

São répteis semiaquáticos grandes da ordem crocodilia, que abriga os crocodilos e os jacarés. Estes animais são inconfundíveis, como lagartixas gigantes. Possuem uma pele coberta por escamas fortes, como uma armadura. Além disso, grande boca com mandíbulas afuniladas longas. Existem muitas espécies já extintas, já que é um grupo muito antigo na evolução. Hoje existem cerca de oito espécies existentes.