Jair Bolsonaro critica ‘oficialização’ do uso da linguagem neutra na Argentina


03 de agosto de 2022
Jair Bolsonaro critica ‘oficialização’ do uso da linguagem neutra na Argentina
Nos últimos meses, alguns órgãos do País emitiram recomendações para o uso de termos e palavras não sexistas, em documentos oficiais, mas não se tratou de decisão obrigatória para todos (Reprodução)
Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – Em uma publicação nas redes sociais, na terça-feira, 2, o presidente Jair Bolsonaro criticou ‘oficialização’ do uso da linguagem neutra na Argentina. Nos últimos meses, alguns órgãos do País emitiram recomendações para o uso de termos e palavras não sexistas, em documentos oficiais, mas não se tratou de decisão obrigatória para todos.

“Lamento a oficialização do uso da “linguagem neutra” pela Argentina. No que isso ajuda o seu povo? A única mudança provocada é que, agora, há ‘desabastecimente’, ‘pobreze’ e ‘desempregue’. Que Deus proteja os nossos irmãos argentinos e os ajude a sair dessa difícil situação”, compartilhou Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Publicação foi feita por Bolsonaro no Twitter (Reprodução)

Apesar de alguns órgãos e ministérios do Governo Alberto Fernández terem recomendado o uso da linguagem neutra, o assunto é alvo de controvérsia na Argentina.

Em junho, a cidade de Buenos Aires, por exemplo, chegou a publicar uma resolução que proibia, expressamente, o uso da linguagem neutra em salas de aula. Professores deveriam lecionar de acordo com as regras da língua espanhola, suas normas gramaticais e as diretrizes oficiais para seu ensino”, não podendo adotar “supostas marcas de gênero inclusivo”.

O Ministério de Obras Públicas da Argentina foi o último órgão a decidir usar a linguagem não sexista em documentos oficiais, conforme decisão do dia 28 de julho. Em maio, o Ministério da Saúde já havia tomado decisão semelhante.

O Banco Central da República da Argentina, o Ministério dos Transportes, a Secretaria de Comércio e o Ministério do Desenvolvimento Produtivo publicaram manuais para o uso de linguagem inclusiva para seus funcionários.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.