Jair Bolsonaro oficializa candidatura de Éder Mauro à Prefeitura de Belém

Ex-presidente Jair Bolsonaro e o pré-candidato a prefeito de Belém (PA) Éder mauro. (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

BELÉM (PA) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-primeira dama Michelle Bolsonaro estiveram no Pará, nesse domingo (30), para fortalecer as bases do Partido Liberal (PL) no Estado, visando as eleições municipais de 2024. Durante o evento, Bolsonaro oficializou o nome do deputado federal Éder Mauro como pré-candidato do PL à Prefeitura de Belém. A confirmação veio após especulações de que Rogério Barra, filho de Éder Mauro, poderia ser o escolhido devido a uma questão estratégica.

A socióloga e cientista política Karen Santos explica que a presença de Bolsonaro em Belém é de grande importância, principalmente para o PL e partidos de direita em geral, que buscam aproveitar a popularidade do bolsonarismo para angariar votos nas eleições municipais deste ano. No entanto, há algumas questões que devem ser comentadas sobre essa visita e que fazem refletir sobre o esvaziamento do evento. 

A especialistas destaca que, primeiro, houve a indisposição do lugar que receberia o evento, que seria inicialmente no Clube Assembleia Paraense, no entanto, alguns sócios do clube, que é considerado um dos mais elitizados de Belém, se mobilizaram e remarcaram para a Avenida Doca de Souza Franca. Em seguida, o evento, que inicialmente seria em maio, precisou ser remarcado por questões de saúde do ex-presidente. 

PUBLICIDADE
Bolsonaro e Éder Mauro se abraçam (Reprodução/Redes Sociais)

“Essas indisposições criaram uma certa fratura na presença mais contundente de um eleitorado que fosse ser agitado de forma espontânea por ele [Bolsonaro]. A gente sabe que é um eleitorado que orbita ao redor dos partidos como o PL, União Brasil, Podemos, e que são cabos eleitorais”, destacou Santos.

Bolsonaro e Michelle chegaram ao Aeroporto Internacional de Belém por volta das 12h, onde foram recebidos por simpatizantes. Acompanhados por motociclistas, eles seguiram pelas avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral até a Avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, local do “Ato por Democracia e Liberdade”.

“Essa presença de Bolsonaro [em Belém] é importante, sim, para a candidatura a prefeito do deputado Éder Mauro, contudo o que ganhou projeção, no domingo, foi justamente as indisposições que o próprio deputado teve com o Coronel Neil, que foi impedido de almoçar com Bolsonaro em um restaurante em Icoaraci. Essas questões trouxeram muito mais fissura do que capitanearam votos efetivamente para o Eder Mauro”, explica a cientista política.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa do Instituto Doxa, registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o deputado federal Éder Mauro (PL) e Igor Normando (MDB), candidato apoiado por Helder Barbalho (MDB), estão praticamente empatados, com 19,1% e 18,8% das intenções de votos, respectivamente. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), está em terceiro lugar e aparece com 14,8%. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de junho de 2024, com uma amostra de 1.000 pessoas.

Por fim, Karen Santos analisa que essa candidatura de Éder Mauro pode trazer mais saldos negativos do que positivos. A própria baixa adesão dessas figuras desse eleitorado na Doca, no domingo, demonstrou que [o partido] não está tão movimentado, pelo menos em Belém. “A gente sabe que ele vai ter um peso muito grande em outras capitais, principalmente nas capitais que votaram nele na eleição de 2022, mas que o saldo que a gente pode observar dessa presença dele para Éder Mauro é um saldo que expõe a fissura do PL no Estado do Pará, ou seja, é um saldo negativo”, finalizou.

Leia mais: Eleições: secretários deixam cargos e PT define apoio à Prefeitura de Belém
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.