Joe Biden vira em estados-chave e atinge maioria dos votos no Colégio Eleitoral

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. (Reprodução/ AFP)

Da Revista Cenarium*

O democrata Joe Biden será o novo presidente dos Estados Unidos e Kamala Harris será a vice. Nesta sexta-feira, 6, o ex-vice-presidente americano garantiu os 270 votos no colégio eleitoral com o anúncio de sua vitória na Pensilvânia, de acordo com projeção do Decision Desk HQ, do Vox e da Business Insider. Outros veículos de comunicação ainda aguardam mais dados sobre votos na Pensilvânia para cravar a vitória do democrata no estado e, por consequência, na eleição presidencial.

Biden, que até agora soma mais de 73 milhões de votos, deve tomar posse em janeiro do ano que vem e vai enfrentar grandes desafios – o principal e mais imediato deles é a pior crise de saúde do século – em um País profundamente polarizado, como o próprio resultado das eleições apresentou.

PUBLICIDADE

A disputa contra o presidente Donald Trump foi apertada. Desde que a apuração dos votos começou, na noite de terça-feira, 3 Biden estava com vantagem no número de delegados, mas levou quase três dias para consolidar a sua vitória no Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados.

O presidente Donald Trump ainda tinha chance de conquistar a Pensilvânia, onde tinha uma vantagem de 18 mil votos até a manhã de sexta-feira, mas a contagem das cédulas que chegaram pelos correios acabou colocando um fim às esperanças de reeleição do republicano.

A apuração ainda está em andamento no estado, mas a tendência é de que Biden ainda amplie a vantagem em relação a Trump conforme os votos finais sejam contados.

(*) Com informações do jornal Gazeta do Povo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.