Jornada de Formação fortalece atuação política dos povos indígenas na COP30


Por: Cenarium*

03 de setembro de 2025
Jornada de Formação fortalece atuação política dos povos indígenas na COP30
(Bruno Tiriyó/Ascom Apitikatxi)

MANAUS (AM) – Ministério dos Povos Indígenas (MPI), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), lança nesta semana a Jornada de Formação para a COP30, iniciativa voltada para lideranças indígenas de todos os biomas brasileiros.

A Jornada tem como objetivo fortalecer a atuação política dos povos indígenas diante das mudanças climáticas e ampliar sua presença nos processos decisórios nacionais e internacionais sobre justiça climática. O processo é parte da preparação para a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Cerca de 350 lideranças indígenas participam desta formação, representando organizações que integram as redes da COIAB e da APIB, com atuação nos seis biomas brasileiros.

A formação será realizada em formato on-line,por meio de uma plataforma disponibilizada pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi) da COIAB, com aulas semanais síncronas e assíncronas, as aulas têm início nesta quinta-feira, dia 04 de setembro e vão até o final do mês. Entre os temas principais que serão abordados durante a formação estão os impactos das mudanças climáticas nos territórios, injustiça climática e nivelamento e preparação para a COP30.

Os povos indígenas, com seus conhecimentos e cosmovisões, têm muito a ensinar para o mundo sobre o combate aos impactos da emergência climática. Está na hora de sermos ouvidos e é por isso que estamos nos organizando para ter a maior e melhor participação indígena na história das COPs. Essa formação é um grande passo para a preparação das lideranças indígenas para esse momento histórico”, defendeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Foto: Fabyo Cruz/CENARIUM)

A Jornada de Formação para a COP30 é uma oportunidade histórica para fortalecer as estratégias das lideranças frente aos desafios diretos que vivemos em nossos territórios. Cada passo dessa caminhada reafirma o compromisso da parceria entre a FAS, COIAB, APIB, e MPI na promoção do protagonismo indígena na preparação das lideranças para defender nossos modos de vida, nossa língua, nossas práticas e nossos saberes tradicionais. Queremos um futuro que garanta a autonomia territorial, a conservação de nossos rios e floresta, e respeito aos nossos modos de organização. A nossa voz se faz presente no chão da floresta e vamos chegar às mesas de decisão. E o mundo precisa ouvir o que temos a dizer”, afirmou Rosa dos Anjos, coordenadora do Programa de Protagonismo Indígena da FAS.

Ao final da Jornada, os Planos de Ação Climática elaborados pelas próprias lideranças serão consolidados e apresentados a autoridades brasileiras e internacionais durante a COP30, reafirmando o protagonismo dos povos indígenas na luta contra a crise climática e na defesa de seus territórios.

Leia também: Arte digital de Noçoquém transforma Parintins em palco da cultura indígena
(*) Com informações do Ministério dos Povos Indígenas

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.