Jornalista de Roraima acusa emissora de TV de homofobia após demissão

Jornalista José Santana acusou emissora de homofobia (Composição/Paulo Dutra)
Ana Pastana – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O jornalista José Santana fez um desabafo nas redes sociais na noite dessa quarta-feira, 15, afirmando que sofreu homofobia e prejuízo financeiro após ser demitido da emissora TV Norte Boa Vista, em Roraima, afiliada ao SBT.

Segundo o relato, ele foi desligado da empresa na segunda-feira, 13, com a justificativa de que a emissora não tinha estrutura para recebê-lo. O jornalista atuava em São Paulo e disse que veio à Roraima a convite da TV.

“Estava buscando sair da minha zona de conforto e mandei meu currículo para algumas afiliadas do SBT. Em fevereiro, a diretora-executiva do Grupo Norte, Cynthia Noleto, me ligou e convidou para fazer um teste aqui. Eu topei na hora e viajei no outro dia pagando a passagem do meu bolso”, afirmou.

PUBLICIDADE
José Santana atuava em São Paulo e disse que veio à Roraima a convite da TV (Instagram/Reprodução)

Ao chegar em Roraima, José disse ter feito dois dias de teste no período do Carnaval, passou alguns dias na cidade e retornou para casa. Ele teria sido informado que passou no teste e que seria apresentador de um quadro de fofoca, mas ao chegar ao Estado, em março, percebeu a demora em estrear o programa.

“Senti uma certa dificuldade toda vez que apresentava uma ideia bacana, minhas pautas nunca davam certo […] e quando eu ia gravar matéria, ocorreu de eu precisar pagar Uber e gravar do celular. Outros repórteres gravam tudo pelo celular porque os diretores só mandam fazer de qualquer jeito”, relatou.

Após perceber a relutância da emissora, José cobrou a estreia do programa, momento em que disse ter sofrido homofobia. Eles falaram que as pessoas do Estado são preconceituosas. E disse que ouviu: “é um barulho que eu não quero comprar. Te colocar no ar com o seu jeito, não vai ser legal para a emissora”, detalhou. Veja vídeo:

José ainda relatou outros problemas de estrutura como falta de equipamento, de profissionais, de itens de higiene, além de infraestrutura “surrada” como “buracos no forro”. “Tudo isso foi desanimador, muitas pessoas adoecem nesse tipo de ambiente, mas mesmo assim eu persisti, pois queria cumprir o meu propósito”, disse.

Durante a demissão, o jornalista disse que pediu ressarcimento dos gastos que teve com a mudança e alegou prejuízo financeiro. “Eu me desfiz do meu apartamento em São Paulo e vendi todas as minhas coisas para vir para cá. Eu só peço que paguem a minha passagem de volta para eu poder recomeçar. Eu estou ansioso e angustiado com tudo isso que aconteceu”, relatou.

Jornalista José Santana no programa “Amigo da Onça” (Instagram/Reprodução)

Ele informou que, desde então, tenta contato com os responsáveis pela emissora, assim como o dono do Grupo Norte, mas não obteve retorno e por isso resolveu relatar o caso nas redes sociais, a fim de ser ouvido.

A REVISTA CENARIUM entrou em contato com a emissora, mas não obteve resposta oficial. Nesta quinta-feira, 16, José informou, por meio de uma publicação em vídeo no Instagram, que o Administrativo do grupo ligou informando que iria fornecer a passagem para São Paulo, com viagem marcada para segunda-feira, 20, e valores referentes a outros gastos.

Os gastos, segundo o jornalista, são de notas fiscais que ele já havia enviado referente ao serviço do mês e transporte por aplicativo. “Eles de comprometeram a pagar. Espero que eles façam tudo certinho, que aí não tem problema nenhum, que aí não tem nada de Justiça. Eu só quero seguir a minha vida em paz”, disse José Santana.

Leia mais: ‘Vitória da homofobia’, diz Johnny Hooker após ter show cancelado em Roraima
Editado por Aldizangela Brito
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.