Jornalista lança livro com técnicas de oratória para políticos
Por: Isabella Rabelo
26 de junho de 2024
Isabella Rabelo – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A jornalista Sandra Monteiro realizou o lançamento de seu primeiro livro, intitulado “Oratória Política para Campanhas Eleitorais”, nesta quarta-feira, 26. A obra traz orientações para políticos e candidatos sobre como se portar para uma melhor comunicação com o público. O evento aconteceu no Mirante Lúcia Almeida, localizado no Centro, Zona Sul de Manaus, e contou com a presença de jornalistas, escritores, empresários, além de personalidades do cenário político manauara e amazonense.
Segundo a autora, o livro surgiu da intenção de contribuir para a melhora do processo eleitoral no quesito do desempenho dos candidatos. Sandra ainda afirmou que o trabalho só foi possível a partir de sua vivência como jornalista.
“Eu já trabalhei em muitas campanhas, acompanhei muitos candidatos e observei que a maioria deles tem muita dificuldade em se comunicar com o eleitorado. Eles realmente não sabem como falar, como se posicionar para tentar conquistar os votos”, declarou.

“Não tem como você chegar ao eleitor sem saber se comunicar. E tem toda uma técnica, tem toda uma forma de como falar. Não é para enganar o eleitor, mas é saber se posicionar, é saber como abordar temas, saber quais temas abordar. Eu diria que esse livro é basicamente um manual para o candidato”, complementou.
Convidados
Entre os convidados que marcaram presença estava o secretário Municipal de Administração, Ebenezer Bezerra. Para ele, as instruções presentes no livro servem para o político saber se comunicar de forma didática, clara e sincera e transmitir ao eleitor a mensagem que necessita.
“Esse é um material que leva conhecimento e transfere informações do ponto de vista técnico, para que aquele candidato que tem propostas valorosas, conforme o interesse da população, possa passar isso de forma clara para o eleitor que ele pretende conquistar”, pontuou o representante da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Relevância
Sandra garante que, se um candidato seguir as orientações escritas no livro, conseguirá se destacar diante da concorrência e alcançar seus objetivos de campanha ao ganhar a atenção dos eleitores.
“O eleitor hoje em dia está exigente, ele quer poder confiar naquela pessoa que está ali apresentando propostas para ele. Se o candidato não consegue convencer e nem persuadir as pessoas, ele não consegue o voto. Então fiz todo um trabalho de pesquisa, já venho desde o ano passado trabalhando nisso, e hoje temos o livro”, finalizou a autora.