Jornalistas do AM integram associação internacional de mulheres críticas de cinema
Por: Lucas Thiago
07 de junho de 2025
MANAUS (AM) – As jornalistas amazonenses Pâmela Eurídice e Camila Henriques passaram a integrar a Online Association of Female Film Critics (OAFFC), associação internacional que reúne jornalistas e críticas de cinema de diversos países. Além das profissionais do Amazonas, outras três brasileiras entraram na associação.
A OAFFC é considerada uma das mais importantes da crítica de cinema. A organização é voltada para sustentar a integridade da crítica de cinema on-line e fomentar o crescente campo das mulheres no setor. A associação celebra e reconhece conquistas notáveis no cinema por meio da premiação anual de “Melhores do Ano”, além de oferecer oportunidades de networking profissional para novos membros.
Pâmela Eurídice é formada em Jornalismo e mestre em Sociedade e Cultura do Amazonas, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A jornalista integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e as Elviras – Coletivo de Críticas Mulheres de Cinema.
Eurídice também criou o podcast “Visões Femininas”, a websérie “Ícones do Cinema Amazonense“ e foi autora do livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção”. Ainda é organizadora da coletânea “Cine Set e a Crítica Cinematográfica no Amazonas – Um Novo Capítulo.”
“No primeiro momento, senti alegria, gratidão por todo o percurso realizado até chegarmos neste momento. É um reconhecimento do trabalho que a gente vem desempenhando na crítica no Amazonas e também um reconhecimento de que existem pessoas que escrevem sobre cinema aqui no nosso Estado. Estou muito feliz de poder chegar junto com a minha amiga Camila a essa associação, ao reconhecimento do nosso trabalho”, declarou Pâmela à CENARIUM.

A jornalista refletiu sobre um outro ponto, o de mulheres que desistiram do caminho de escrever por falta de incentivo. “Gera também um sentimento agridoce por refletir quantas mulheres poderiam estar escrevendo e, de alguma forma, desistiram da carreira, não tiveram alguém para apoiar seus sonhos”, acrescentou.
Camila Henriques atua como crítica desde 2014. A jornalista é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), do Coletivo Elviras e votante do Globo de Ouro. À CENARIUM, a jornalista reforçou a importância da associação internacional e a gratidão em participar da equipe.
“Acredito muito na força das associações e fico muito feliz de estar junto a críticas que tanto admiro e colegas cujo trabalho passei a conhecer depois que entrei para a OAFFC. Por algum tempo, ser mulher na crítica de cinema foi uma atividade um pouco solitária pra mim, até por sermos tão poucas aqui no Amazonas. É muito gratificante participar de projetos que dão voz para a gente, que se interessam no que temos a dizer, principalmente em um meio que ainda é muito sexista“, relatou.

O processo de escolha dos membros da OAFFC é semelhante ao de outras associações, como o Globo de Ouro e o Critics Choice, nas quais é necessário submeter produções recentes e declarar como se enxerga a produção crítica contemporânea. Ao todo, a Online Association of Female Film Critics conta com 139 membros.