Jornalistas do Amazonas lançam livro multimídia sobre cobertura econômica na imprensa


05 de julho de 2024
Jornalistas do Amazonas lançam livro multimídia sobre cobertura econômica na imprensa
As jornalistas Eduarda Ono, Cristiane Barbosa e Nicolle Brito (Divulgação)
Da Cenarium*

MANAUS (AM) – O livro ‘O que é jornalismo econômico?’, assinado pelas jornalistas Cristiane Barbosa, Eduarda Ono e Nicolle Brito, acaba de ser lançado e traz uma proposta de introduzir os leitores ao mundo do jornalismo financeiro, apresentando sua origem, características e linguagem, e também, proporcionar uma visão geral das principais pautas no Estado do Amazonas e Brasil.

Publicada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), a obra também pode ser adquirida no site de compras da Amazon e já está disponível gratuitamente no link: https://acesse.one/iTlnr. Os interessados no tema também podem acessar a obra no formato de áudio-book, na plataforma Spotify, como parte da “Coletânea Jornalismo Especializado”. Confira o episódio no link: https://acesse.one/JornalismoEconomico

Segundo Cristiane Barbosa, doutora em Ciências da Informação, que atua como docente na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam), a ideia de uma obra como essa é antiga, pois atuou como editora e repórter de Economia há muitos anos, pois atuou como repórter e editora de Economia em jornais e revistas e sempre viu a necessidade de melhor explicar sobre a área para acadêmicos e profissionais.

A doutora em Ciências da Informação Cristiane Barbosa (Divulgação)

“Ao ministrar a disciplina de Jornalismo Especializado na Ufam, sempre me deparei com a escassez de materiais que abordassem a área de economia no jornalismo de forma introdutória, com a Amazônia como destaque, por isso esta obra é de grande relevância para aproximar ainda mais o público interessado do jornalismo especializado”, revelou a jornalista, destacando que para a realização da obra, o apoio do editor e diretor da Edua, Sérgio Freire, foi crucial.

Eduarda Suily também destaca sobre o impacto da obra para o mercado. “Queremos que por meio deste trabalho, essa área do jornalismo tão temida pelos dados e números, possa ser desmistificada. Assim, os estudantes de comunicação e demais interessados conseguem conhecer mais sobre a especialidade e sua importância para o cenário atual”, afirmou a jornalista e coautora Eduarda.

A jornalista Eduarda Ono (Divulgação)
Jornalismo e economoia, na prática

Para discutir como a cobertura acontece na prática, a obra conta com um capítulo dedicado a uma entrevista exclusiva com um jornalista especializado em economia, Rodrigo Araújo, atual editor da Templários Portugal.

A coautora do livro Nicolle Brito ressaltou que a decisão de consultar um nome de relevância na área especializada, partiu da urgência de aproximar o leitor ao especialista. Assim, o material serve como uma série de conselhos para quem ingressa no mercado ou se interessa pelo assunto.

A jornalista Nicolle Brito (Divulgação)

“A escolha de fazer a entrevista, veio não apenas da necessidade de prover mais insights sobre o assunto, mas também nessa tentativa de criar uma relação mais íntima entre o leitor e o entrevistado, já que ele usa uma linguagem mais simples e carregada de exemplos lúdicos”, ressaltou ela.

A expectativa é de que o lançamento oficial do livro ocorra na FIC/Ufam neste mês de julho, junto à comunidade acadêmica e interessados.

Leia mais: ‘Ainda é incerto se concessão do Rio Madeira vai beneficiar ribeirinhos’, avalia professor da Ufam

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.