Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
28 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF) – Durante entrevista concedida a um veículo de comunicação de Manaus, o deputado federal José Ricardo (PT/AM) manifestou o desejo de ser candidato ao Governo do Amazonas nas eleições do ano que vem. “Eu gostaria de ser candidato a governador, esse é o meu desejo efetivo, não sei se vai ter possibilidades políticas para isso”, disse o petista.

José Ricardo integra as fileiras do Partido dos Trabalhadores no Amazonas desde 1995 e afirma que ainda não houve uma conversa formal com as lideranças do partido sobre a pretensão dele em disputar o governo, até porque o cenário da legislação eleitoral pode mudar. O Congresso Nacional analisa questões como o financiamento de campanha e as possibilidades de alianças entre partidos para o pleito de 2022.

O parlamentar do Amazonas acredita que o PT deve deslanchar um debate interno mais amplo em relação às próximas eleições após a definição das regras eleitorais no início de outubro. “As prioridades do partido são a candidatura à Presidência da República e o aumento da bancada federal do PT, as decisões nacionais irão influenciar o direcionamento das ações do PT em todos os Estados”.

Em relação ao cenário da disputa eleitoral do ano que vem, José Ricardo acredita que os partidos de esquerda devam ter um diálogo muito forte para construir uma aliança em nível nacional sólida. “A nossa luta é para ter alianças coerentes e que possam trazer uma proposta que mude a realidade do nosso País, com políticas de inclusão social e de geração de emprego e renda que é o que o nosso País está precisando urgente”.

O deputado do Partido dos Trabalhadores também comentou uma declaração feita pelo ex-deputado federal Eron Bezerra, político do PCdoB, que falou a respeito do desempenho da bancada amazonense no Congresso que, na opinião do comunista, perdeu muito em representatividade na atual legislatura. José Ricardo teceu elogios à ex-senadora Vanessa Grazziotin que, na opinião dele, é uma das melhores parlamentares que o Amazonas já teve, extremamente atuante. “Se ela for se candidatar a uma vaga na Câmara Federal, o Amazonas só ganha”, afirmou José Ricardo.

Questionado sobre a atuação da atual bancada amazonense no Congresso, José Ricardo disse que em relação a assuntos que são considerados quase uma unanimidade, a bancada está unida, um exemplo é a defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).  Mas ele lamenta quando chegam pautas que vêm do governo federal e que atingem a população em cheio e são aprovadas pelos parlamentares do Amazonas.  A mais recente, citada pelo deputado, foi a aprovação do PL  591/21, que autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais, na prática, a privatização dos Correios. “Não consigo entender como é que um deputado vota contra os seus eleitores”, afirmou.