Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
6 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um grupo de jovens deixou de realizar, neste domingo, 2, as provas do Seletivo Simplificado para contratação temporária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Manaus, após um erro de horário para o início do exame. O engenheiro mecânico Leonardo Frederico chegou a registrar um boletim de ocorrência relatando o ocorrido.

Segundo Leonardo, o cartão de confirmação da prova indicava que ela iria começar às 8h, e que o ingresso dele na unidade de aplicação poderia ser a partir das 7h30, horário local de Manaus, mas, quando ele chegou ao centro de ensino para fazer o exame, os portões já estavam fechados.

“O meu cartão de confirmação indicava que a prova iria começar no horário local e não no horário de Brasília. Quando chegamos na instituição para fazer o exame, fomos comunicados que era o horário oficial de Brasília. Tive que fazer o boletim de ocorrência para ser respaldado, pois acabei sendo prejudicado”, contou Leonardo à REVISTA CENARIUM.

De acordo com o o órgão responsável pela aplicação das provas, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no entanto, informou que o exame estava previsto para iniciar às 8 horas, horário oficial de Brasília.

O IBGE Amazonas disse à REVISTA CENARIUM que não vai se comunicar sobre o ocorrido, em virtude do Cebraspe ser o órgão responsável pela aplicação da prova. Na manhã deste domingo, 2, o IBGE nacional emitiu um comunicado reiterando que todos os horários definidos nos editais, em seus anexos e em comunidades oficiais, têm como referência o horário oficial de Brasília.

A prova

No Amazonas, o IBGE oferta 175 vagas para cargos de Agentes de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisores de Coleta e Qualidade. Desses, 158 são para vagas de APM, distribuídas por 12 municípios; e 17 para vagas de Supervisor de Coleta e Qualidade, em 9 municípios.

No País, o IBGE lançou três editais para a realização de processos seletivos simplificados destinados a selecionar candidatos para 6.475 vagas temporárias. As oportunidades são para trabalhar nas pesquisas econômicas e sociodemográficas realizadas pelo instituto.

Ao todo, são 5.623 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento e 552 oportunidades para Supervisor de Coleta e Qualidade – ambas funções para atuação nos 26 Estados e no Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas no site do Cebraspe ou pelo telefone 0800 536 4885.