Juiz determina que Bolsonaro se manifeste sobre discursos contra isolamento social


09 de maio de 2020
Juiz determina que Bolsonaro se manifeste sobre discursos contra isolamento social
Em live Bolsonaro afirmou que vetaria o valor caso fosse aprovado pelo congresso - (Foto: Carolina Antunes/PR)

Mônica Bergamo/Folhapress

A 24ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou, nesta sexta-feira, 8, que um representante da União se manifeste em até 72 horas sobre atos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contrários a orientações de órgãos de saúde para o controle da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

A determinação judicial vem em resposta a ação civil protocolada no mês de abril pelos deputados Luiza Erundina e Ivan Valente (PSOL-SP) contra Bolsonaro.

Os parlamentares pedem que ele arque com gastos adicionais de estados e municípios que possam ocorrer para tratar do aumento de infectados pelo novo coronavírus e para conter a população em isolamento social.

Em ação representada pelo escritório Canuto & Lucena Advogados, Erundina e Valente argumentam que Bolsonaro incentiva a população a burlar o isolamento social -o que tem por consequência o aumento de pessoas infectadas e mortas por Covid-19 “gerando injustificados gastos públicos, estaduais e municipais”.

Os deputados pedem também que a AGU (Advocacia-Geral da União) seja proibida de defender o presidente. Eles alegam que o órgão assessora o Executivo no que diz respeito ao interesse público e a gestão pública, “e não em hipóteses de mera estultice política”.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.