Juízes do Amazonas acompanham debates de Corregedores do Colégio de Tribunais do Brasil


25 de março de 2021
Juízes do Amazonas acompanham debates de Corregedores do Colégio de Tribunais do Brasil
O Encontro também teve a participação da corregedora nacional de Justiça e ministra do STJ, Maria Thereza de Assis Moura (Reprodução/Raphael Alves)

Com informações da assessoria

MANAUS – Nesta quinta-feira, 25, juízes que atuam na capital e no interior do Amazonas participaram do 85º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge). Neste ano, o evento de formação foi transmitido via internet e aos magistrados inscritos foi oportunizada a participação em 10 oficinas que abordaram temas como “Plataforma digital e uso da Inteligência Artificial”, “Agilidade e segurança nos processos de adoção” e outros.

O evento contou com a participação de renomados juristas, dentre os quais o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que proferiu a palestra-magna do evento com o tema “Cooperação Judicial na Atualidade” e também o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell Marques. Ambos, juntamente com outras personalidades, foram agraciados, no evento, com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen.

O Encontro também teve a participação da corregedora nacional de Justiça e ministra do STJ, Maria Thereza de Assis Moura. Regionalmente, a participação dos juízes amazonenses foi mobilizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) em vista da importância dos debates para a formação e atualização dos magistrados.

Em 2021, o Encoge chegou a 85ª edição, sendo promovido pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça de Brasil (Ccoge). Em sua atual gestão, o órgão tem como 1ª Secretária a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha que neste ano também integrou a coordenação administrativa do evento.

O Encoge consiste na reunião dos membros do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça e tem o propósito de debater temas do cotidiano da Justiça e propor soluções para as dificuldades encontradas. Além de buscar melhorias diretas no âmbito das respectivas corregedorias no tocante a sua atuação junto ao 1º grau, o Colégio também busca a interlocução com órgãos superiores (STF, STJ e CNJ) e atua na articulação com instituições de outros poderes e segmentos da sociedade civil organizada.

Para proporcionar aos juízes brasileiros a atualização sobre temas importantes as suas atuações, no evento, foram conduzidas 10 oficinas, nas quais foram debatidas e compartilhadas experiências e entendimentos sobre os temas: “Plantão judicial e cumprimento das medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha”; “Atendimento ao público durante a pandemia”; “Juízo 100% Digital: mais serviços, menos prédios; “Plataforma digital e uso da Inteligência Artificial”; “Juízo das garantias e audiências de custódia por videoconferência”; “Agilidade e segurança nos processos de adoção”; “Gestão com vistas à redução do acervo das unidades fazendárias”; “Projetos da Agenda 2030”; “Atuação em conformidade com a LGPD no âmbito judicial e extrajudicial” e “Interinidade nas serventias extrajudiciais”.

Para a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, os temas abordados favoreceram a atualização dos magistrados e as plenárias contribuirão significativamente para a prestação jurisdicional. “Foi um evento organizado com bastante critério e que certamente vai colaborar com a melhor qualificação da magistratura”, destacou a desembargadora.

Homenagens

Durante esta edição do Encoge, o Colégio de Corregedores outorgou a Medalha de Honra ao Mérito Décio Erpen, aos ministros do STF, Luiz Fux e Alexandre de Moraes; ao ministro do STJ Mauro Campbell; ao desembargador Lourival Serejo e ao governador do Maranhão, Flávio Dino.

No caso específico da honraria concedida ao Ministro Mauro Campbell, a propositura da homenagem foi de autoria da corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.