Justiça do AM desarquiva processo de Yara Lins contra Ari Moutinho Júnior


27 de março de 2024
Justiça do AM desarquiva processo de Yara Lins contra Ari Moutinho Júnior
Ari Moutinho e Yara Lins são conselheiros do TCE-AM (Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)
Ricardo Chaves – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) desarquivou processo administrativo contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas  (TCE-AM), Ari Moutinho Júnior. A decisão provisória foi tomada pelo desembargador Cláudio Roessing nesta quarta-feira, 27. O membro da Corte é alvo de representação administrativa que investiga agressão verbal praticada contra a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. 

Conselheiro Ari Moutinho Júnior (Divulgação/TCE-AM)

O magistrado acatou argumentação da defesa de que enquanto não jugado o mérito do mandado de segurança existiria a perpetuação negativa do direito de representação disciplinar.

“Por fim, também entendo presente o perigo da demora, considerando que,
enquanto não julgado o mérito do presente mandado de segurança, haverá a
perpetuação da negativa do direito de representação disciplinar”
, diz em trecho do documento.

Trecho da decisão liminar (Reprodução/TJAM)

Roessing deferiu o pedido liminar e determinou o imediato desarquivamento do processo SEI n. 015619/2023 e o seu regular processamento, de acordo com o artigo 42, do Código de Ética, do TCE/AM.

Confira a liminar na íntegra

Relembre o caso

No dia 6 de outubro, Yara Lins registrou Boletim de Ocorrência (BO) contra Ari Moutinho Jr. por ameaça e injúria. Yara afirma que foi ofendida pelo conselheiro minutos antes da eleição que escolheu a nova mesa diretora do Tribunal para o biênio 2024-2025.

“Nesse momento, não está aqui a conselheira, está aqui uma mulher que foi covardemente agredida no Tribunal de Contas, dentro do plenário, antes da eleição, para me desestabilizar. Eu, quando estava no plenário, fui cumprimentar o conselheiro Ari e disse: ‘Bom dia’. Ele disse: ‘Bom dia, nada. Safada, puta, vadia. Eu vou te foder“, relatou a presidente eleita em coletiva de imprensa.

Yara Lins foi a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ainda em 2017.

Leia mais: Presidente do TCE-AM, Yara Lins recebe medalha da Ordem do Mérito Judiciário

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.