Justiça Federal em Pernambuco empossa primeira servidora indígena
18 de agosto de 2025

RECIFE (PE) – O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) empossou, na terça-feira, 12, a primeira servidora indígena instituição. Iamma Karoline Carvalho Martins, do povo Pankará, cujo território fica em Carnaubeira da Penha (PE), tomou posse no cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa. A solenidade foi realizada na Presidência da Corte e contou com a presença do presidente, desembargador federal Roberto Machado.
Iamma foi aprovada no último concurso do TRF5 pela cota destinada a indígenas — o TRF5 reservou 3% das vagas para candidatos(as) de povos originários. A medida é resultado da implementação das políticas afirmativas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nas redes sociais, a servidora celebrou a posse e declarou que ser a primeira indígena do tribunal significa uma responsabilidade ainda maior. “É com imensa alegria e gratidão que recebo a honra de ser a primeira indígena empossada no segundo grau do TRF5. Um marco de representatividade e responsabilidade.“, afirmou, em publicação no Instagram.
Formação
Formada em Direito, Iamma ficará lotada na Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFS). Para ela, a posse vai além de uma conquista pessoal. “É uma honra trabalhar no TRF5. Pretendo trazer um pouco da realidade dos povos originários e dar um olhar específico para os diferentes”, destacou.
Na mesma solenidade, também tomou posse Rodrigo Marcelo do Nascimento Lopes, aprovado para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa. Ele deverá ficar lotado no gabinete do desembargador federal Francisco Alves.
Até o último dia 7 de agosto, haviam sido empossadas 150 pessoas em toda a 5ª Região. Para a sede do TRF5 foram 23, sendo três para o cargo de Analista e 20 para Técnico Judiciário.