Justiça Federal vai intimar Telegram no inquérito que apura fake news


05 de março de 2022
Justiça Federal vai intimar Telegram no inquérito que apura fake news
Moraes determina bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil (Divulgação)

Com informações do InfoGlobo

SÃO PAULO – A Justiça Federal em São Paulo vai intimar o Telegram a prestar informações no inquérito civil aberto em 2021 pelo Ministério Público Federal para combater a desinformação decorrente de ações ou omissões nas principais plataformas digitais que atuam no Brasil. O Telegram ignorou as notificações dos procuradores, que pedem respostas sobre a conduta do aplicativo de mensagens para combater a disseminação de conteúdos falsos e crimes de ódio.

Sem respostas, o MPF recorreu à Justiça. O juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, afirma que o fato de o Telegram FZ LLC não ter representação no Brasil, mesmo oferecendo seus serviços aos brasileiros, faz com que seja necessário acionar a cooperação internacional para formalização da notificação.

As cartas rogatórias serão enviadas aos Emirados Árabes e ao Reino Unido, em endereços indicados pelo MPF. Como não há tratato internacional sobre o tema, a reciprocidade deverá ser manifestada por via diplomática.

O MPF baseia a investigação na defesa de interesses sociais e individuais e na defesa do consumidor de serviço de comunicação de relevância pública.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.