Kátia Abreu é a entrevistada do ‘Roda Viva’, programa da TV Cultura desta segunda-feira, 5
05 de abril de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium
MANAUS – O programa da TV Cultura do Brasil “Roda Viva”, desta segunda-feira, 5, que conta com mediação de Vera Magalhães, vai entrevistar, às 22h, a senadora Kátia Abreu, cujo tema será falar sobre sua batalha atual com o apoio internacional ao Brasil para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
“No programa desta segunda-feira, vamos falar sobre o processo da Kátia na tribuna do Senado e na presidência da Comissão de Relações Exteriores. Além disso, vamos falar ainda sobre o trabalho da senadora no apoio internacional ao Brasil para enfrentar a pandemia e os conflitos com o chanceler, Ernesto Araújo”, explicou a apresentadora do programa, Vera Magalhães.
Kátia Abreu
Kátia Regina de Abreu nasceu em Goiânia, no dia 2 de fevereiro de 1962. Foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Além disso, Kátia é empresária, pecuarista e política, com filiação ao partido Progressistas. Atualmente, Abreu é senadora pelo Estado do Tocantins e foi candidata à vice-presidente do Brasil em 2018.
A senadora é formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Kátia tornou-se pecuarista logo após a morte do marido em 1987, quando precisou assumir a fazenda do companheiro. Além disso, Abreu foi a primeira mulher a chefiar o Ministério da Agricultura. Ela é, também, ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por três vezes e ex-deputada federal.
Cenário político
Kátia Abreu iniciou sua carreira política em 1998 na Câmara dos Deputados, ficando como primeira suplente. Em 2002, foi eleita para a Câmara dos Deputados com mais de 76 mil votos, se tornando a mais votada no Estado de Tocantins. Em 2010, Abreu apoiou José Serra na corrida para a Presidência da República. Em agosto de 2018, foi confirmada como candidata à vice-presidente da República na mesma chapa que Ciro Gomes, que teve o terceiro lugar.