Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – O ator norte-americano Leonardo DiCaprio postou em suas redes sociais, na noite desse sábado, 25, um comentário reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), nas questões ambientais de sustentabilidade e preservação da Floresta Amazônica. Pelo Twitter, DiCaprio elogiou compromisso de Lima e ainda dos governadores do Pará e Amapá, três Estados da Amazônia Legal, em trabalhar por causas ambientais.

“Graças a uma colaboração poderosa entre @rewild, @Coldplay e @GlblCtzn (Global Citizen), governadores de 3 Estados da Amazônia brasileira estão se comprometendo com as metas de conservação e clima para a insubstituível floresta amazônica”, disse DiCaprio.

Depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima, para o Festival Global Citizen Live 2021 (Reprodução/Assessoria)

Em resposta ao ator, o governador do Amazonas falou sobre o trabalho de desenvolvimento sustentável realizado no Estado. “Olá @LeoDiCaprio! Estamos trabalhando muito para o desenvolvimento sustentável aqui no Amazonas. Nosso principal desafio tem sido conservar a floresta em pé e seus recursos ao mesmo tempo que reduzimos a pobreza, que ainda é prevalente entre a nossa população”, explicou.

Compromisso

Em outro momento, Wilson Lima relembrou sobre o compromisso com a contenção das mudanças climáticas a partir da conservação da Amazônia e do amparo às populações tradicionais. “Nós, chefes de Estado, temos a missão de assumir compromissos efetivos para a defesa da nossa maior riqueza. Sempre com base em modelos de desenvolvimento que conversem com a realidade local e que também estejam pautados no combate à pobreza”, relatou.

O governador destacou ainda que a partir de hoje será assumido quatro compromissos. “Com ações a serem implementadas ao longo dos próximos 29 anos, até 2025, iremos estabelecer uma nova Unidade de Conservação (UCs) no Amazonas, focada no uso sustentável dos recursos naturais, com ênfase na proteção da biodiversidade, na manutenção dos estoques de carbono e no desenvolvimento de cadeias produtivas que caminhem lado a lado a inclusão social de ribeirinhos e indígenas”, descreveu.

Ainda segundo o representante estadual, nesse período, o Governo do Amazonas se compromete em implementar 100% dos planos de gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais. “Todo esse processo será reforçado com a criação de uma força-tarefa para acabar definitivamente com as atividades ilegais nos territórios do Estado, onde vivem povos e comunidades tradicionais. Nosso quarto compromisso é a consolidação de um programa para zerar as emissões de gases do efeito estufa até 2050. O Amazonas e todos os amazonenses podem e irão fazer toda a diferença”, explicou.

Festival

O Festival Global Citizen Live é um evento global que teve início no dia 25 de setembro, com objetivo de unir o mundo para defesa do planeta e derrotar a pobreza. São seis continentes que participam do encontro e a transmissão apresenta artistas, celebridades e líderes dos Estados para criar mudanças e impactar nas mudanças climáticas.

O evento contará com apresentações de todo o mundo, incluindo: Lagos, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, Rio de Janeiro, Seul e Sydney. Locais adicionais e detalhes específicos do evento serão anunciados nas próximas semanas, de acordo com as restrições locais de saúde e segurança.  

O festival também faz parte da campanha global 2021 “Plano de Recuperação para o Mundo”, o qual tem cinco objetivos: acabar com o coronavírus no mundo, acabar com a crise da fome, proteger o planeta e promover a equidade para todos.