Lewandowski dá o troco em Messi e leva prêmio de melhor do mundo da Fifa

Atacante do Bayern de Munique é eleito pela segunda vez consecutiva. (Foto: divulgação)

Com informações do UOL

MANAUS — O polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo em 2021, em cerimônia realizada em Zurique nesta segunda-feira, 17, pela Fifa. O atacante do Bayern de Munique levou o prêmio ‘The Best’ pela segunda vez, pois já havia sido coroado no ano anterior.

“Estou muito honrado de vencer este troféu, me sinto orgulhoso e feliz. Claro que ele também pertence a todos os meus companheiros e treinadores, porque todos trabalharam muito para ganhar os jogos e títulos”, agradeceu o atacante de 33 anos, emocionado.

PUBLICIDADE

De certa forma a premiação é um ‘troco’ de Lewandowski em Lionel Messi, agora do PSG, que havia vencido o Ballon D’or, em novembro. Mohamed Salah, do Liverpool, corria por fora como o terceiro candidato. O The Best faz jus a um 2021 impressionante de Lewandowski, que marcou nada menos do que 69 gols em 69 jogos por Bayern e seleção polonesa, ou seja, com média de um gol por partida. Ele balançou as redes em 76% das partidas nas quais entrou em campo durante o ano inteiro e foi o artilheiro da Europa pelo terceiro ano seguido (após 54 em 2019 e 47 em 2020).

Lewandowski ainda deu 13 assistências no ano passado (totalizando 82 contribuições para gol) e também foi quem mais fez hat-tricks na Europa em 2021 (cinco vezes), quem mais marcou gols na Champions League (11) e teve média de um gol a cada 71 minutos em campo. O artilheiro ainda venceu o Campeonato Alemão 2020-21 e a Supercopa Alemã 2021 com o Bayern. Messi tinha a seu favor o título e a artilharia da Copa América, além da artilharia do Campeonato Espanhol pela quinta edição seguida, mas desta vez deu Lewandowski —ao contrário do que aconteceu no prêmio Ballon D’or. Salah, por sua vez, não tinha chances: ele ficou fora até do time ideal da Fifa, mesmo em um esquema tático pouco usual de 3-3-4 (Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo formaram o ataque).

Melhor jogadora tem estreia

Na premiação feminina, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, confirmou o favoritismo, e levou pela primeira vez o prêmio The Best de melhor jogadora, entregue nesta segunda-feira, 17, pela Fifa em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. Por causa da pandemia de Covid-19, o evento é realizado de forma remota. Alexa derrotou a compatriota e companheira de clube, Jenni Hermoso, e a australiana Sam Kerr, do Chelsea.

A jovem do Barcelona levou o prêmio pela primeira vez. (Foto: Franck Fife/AFP)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.