Líder de facção no Amazonas é morto a tiros enquanto carregava criança no colo em SC


Por: Marcela Leiros*

11 de outubro de 2025
Líder de facção no Amazonas é morto a tiros enquanto carregava criança no colo em SC
Alexandre Araújo Brandão, conhecido como "Xuruca" (Reprodução/Redes sociais)

MANAUS (AM) – Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca”, líder do Comando Vermelho no Amazonas, foi morto a tiros na noite de quinta-feira, 9, no bairro Campeche, em Florianópolis (SC). O homem carregava uma criança de 1 ano e 8 meses no colo no momento em disparos foram feitos. Segundo a Polícia Civil, a menina foi levada em estado grave para o hospital.

Nesta manhã, a Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Científica, está realizando perícias no local do crime, inclusive, de um automóvel“, disse a nota divulgada pelas autoridades de Santa Catarina, nessa sexta-feira, 10. “Testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de monitoramento da região serão analisadas“, acrescenta a corporação.

Segundo a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta das 20h, em frente ao apartamento onde Brandão morava. Testemunhas relataram que um homem vestido com roupas escuras se aproximou e efetuou cerca de 10 disparos contra a vítima, e fugiu em seguida, com a arma em mãos. No momento, a principal linha de investigação é a de que o assassinato tem relação com o tráfico de drogas.

Preso em operação

Em janeiro de 2024, Xuruca foi alvo da Operação “Piramutaba”, da Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM). Segundo divulgado na época, ele é um dos principais nomes do tráfico de drogas no Estado. Brandão respondia a mais de 12 processos, entre homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica.

A última vez em que ele foi preso no Amazonas, estava em posse de 14 armas, e hoje não foi diferente, no momento da prisão ele estava com armas de fogo. Diante das primeiras informações, deflagramos essa ação integrada e conseguimos apreender quatro armas de fogo e diversas munições“, disse a delegada do Amazonas, Deborah Barreiros, em 2024.

(*) Com informações do O Globo e Metrópoles

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.