Líder indígena Bartô Macuxi é pré-candidato ao Senado pelo Psol de Roraima
29 de junho de 2025

MANAUS (AM) – O ativista indígena Bartolomeu da Silva Tomaz, conhecido como Bartô Macuxi, de 56 anos, foi anunciado como pré-candidato ao Senado por Roraima. Ele deve concorrer ao cargo pelo Psol nas eleições de 2026. O ativista é apontado como uma das figuras mais proeminentes na luta pelos direitos indígenas no Estado.
A expectativa é que a pré-candidatura unifique as pautas sociais e ambientais com foco na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Psol integra federação com a Rede Sustentabilidade, cuja renovação deve ser confirmada por mais dois anos.
Bartô é da etnia Macuxi, um povo indígena que habita principalmente a região do entorno do Monte Roraima, abrangendo áreas do Brasil, Venezuela e Guiana. Em Roraima, eles ocupam o extremo Norte do Estado, especialmente áreas de campo e serras. A população Macuxi é estimada em cerca de 33 mil pessoas apenas no Brasil.
Ele foi candidato a vereador nas eleições de 2024, obtendo 0,25%, referente a 443 votos. Ao agradecer aos eleitores que votaram em sua candidatura no pleito, Bartô Macuxi afirmou que continuaria com o compromisso de lutar pela proteção de tradições e territórios.
“O trabalho segue em ritmo contínuo. Os projetos que venho desenvolvendo, especialmente no campo do ativismo indígena e da preservação socioambiental, continuam sendo a base da minha atuação. Reafirmo meu compromisso de lutar pela proteção das nossas tradições, territórios e direitos, sempre buscando um futuro de mais equidade e respeito às nossas origens“, disse, na época.
O pré-candidato já disputou quatro eleições, sendo duas vezes para senador (2006 e 2022), uma como suplente de senador (2018) e outra como vereador de Boa Vista (2024).
