Líderes de matrizes africanas dividem opiniões sobre preconceito em discurso de vereador de Manaus


21 de abril de 2021
Líderes de matrizes africanas dividem opiniões sobre preconceito em discurso de vereador de Manaus
O vereador afirmou que só "macumbaria" daria jeito no atual sistema de transporte coletivo de Manaus (Reprodução/ Internet)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Religiosos de matrizes africanas entrevistados nesta quarta-feira, 21, dividem opiniões sobre o discurso do vereador Sandro Maia (DEM), feito nessa terça feira, 20. Em sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o político comentava dificuldades enfrentadas no transporte público, alegando que aparentemente a única solução seria recorrer à “macumbaria”.

Em avaliação ao discurso do vereador, o coordenador-geral da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades de Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama), Pai Alberto Jorge, classificou a fala como irônica e com tom de preconceito.

“Todos sabem da pouca vergonha que está por trás da situação do transporte público em Manaus. Ele usou o exemplo de forma irônica, nunca nenhum macumbeiro ou macumbeira, como ele falou aí, foi chamado para a Câmara Municipal de Manaus para resolver absolutamente nada e uma fala dessa vinda de um vereador, evidentemente, não é fruto de um credo ou fé”, pontua Pai Alberto Jorge.

Ele completa: “Se os vereadores quiserem resolver a problemática do transporte público, é muito simples. A melhor ‘macumba ou feitiçaria’ é criarem vergonha e agirem com lisura, dignidade, respeito e eficiência contra qualquer perversidade cometida por políticos e empresários contra a economia popular e contra o povo de Manaus”, advertiu o coordenador da Aratrama.

Mesmo sendo popular, em geral, o termo macumbeiro tem significado pejorativo na sociedade (Reprodução/Internet)

“Há contextos e contextos”

Questionado se o termo macumbeiro seria considerado um termo pejorativo aos praticantes de religiões matrizes africanas, Pai Alberto explica que depende muito do contexto em que se coloca.

“Entre nós, o termo é normal. Depende muito da maneira, do contexto e do tom em que se fala. No geral, para a sociedade, é considerado como um termo pejorativo, porque a própria sociedade não nos enxerga como amigos e associa de forma negativa a palavra”, explica Alberto.

Contraponto

Se para o Pai Alberto Jorge a fala do vereador em questão teve ironia e nuances de intolerância religiosa, já para o também praticante da religião de matriz africana,  Ronald ty Oxóssi, a fala de Sandro Maia não demonstrou algum tipo de ironia ou preconceito.

“Apenas notei a dificuldade dele em trabalhar e desenvolver o transporte público de Manaus e, na minha visão dele, a macumba resolveria sim. E quando a situação é para o bem do povo, a macumba ajuda sim. Não entendo como intolerância”, avaliou Ronald.

Sobre o discurso

Na ocasião, Sandro Maia falou sobre o transporte executivo não receber o vale-transporte e tão pouco a meia-passagem, mesmo anos após o modelo servir ao público como alternativa de deslocamento. O vereador também frisou a não renovação de contrato pela gestão anterior. Ele ressalta que este seria um dos motivos por não haver novos ônibus executivos transitando em Manaus.

E disparou a seguinte fala “Chegamos ao ponto em que as empresas pagam para as empresas coletivas para receber o valor dos vales (transporte e estudantil). Infelizmente, uma macumbeira muito conhecida do Alvorada morreu. Eu ia pedir para desatar esse nó do transporte coletivo. Ela acabava com o casamento e reconstruía. Como a Chiquinha morreu, vai ficar na mão dos vereadores e prefeitos”, discursou o político.

Posicionamento

Procurado pela Revista Cenarium para falar sobre o discurso em questão, o vereador Sandro Maia afirmou que a fala não teve intuito ofensivo ou preconceituoso e disse, inclusive, frequentar centros religiosos de matrizes africanas.

“De forma nenhuma quis ser preconceituoso, pelo contrário, tenho vários amigos e amigas que frequentam centros religiosos, eu também respeito muito, de forma nenhuma quis ofender, estou lutando pelo melhor transporte em nossa cidade”, declarou o vereador.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.