Líderes mundiais posam para foto oficial no segundo dia da Cúpula do Clima


Por: Fabyo Cruz

07 de novembro de 2025
Líderes mundiais posam para foto oficial no segundo dia da Cúpula do Clima
Os líderes mundiais que estavam presentes na Cúpula do Clima em Belém (Reprodução/PR)

BELÉM (PA) – Autoridades e chefes de Estado de mais de 70 países se reuniram na manhã desta sexta-feira, 7, em Belém (PA), para a tradicional “foto de família” da Cúpula de Líderes da COP30. O registro mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao centro, cercado por representantes de diversas nações e organizações internacionais, em um momento simbólico de união global diante dos desafios climáticos.

A imagem foi feita na Zona Azul, área de acesso restrito a delegações oficiais e imprensa credenciada, marcando o início do segundo e último dia de programação da Cúpula do Clima. O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada também na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro.

Ao longo desta sexta-feira, a agenda da Cúpula inclui sessões temáticas sobre transição energética, os dez anos do Acordo de Paris, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o financiamento de ações para enfrentar a crise climática.

Momento simboliza união global diante dos desafios climáticos (Antonio Scorza/COP30)

O Brasil tem defendido que a transição energética precisa ocorrer com justiça climática, garantindo proteção às florestas e desenvolvimento sustentável para as populações mais vulneráveis.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Na abertura do evento, realizada na quinta-feira, 6, o presidente Lula fez um apelo para que os países adotem ações concretas e imediatas no combate à crise climática. O discurso ocorreu antes do anúncio do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), lançado durante um almoço com líderes mundiais. O fundo já conta com US$ 5,5 bilhões em recursos, segundo o governo brasileiro, e tem como objetivo financiar projetos de preservação e recuperação de florestas tropicais.

Em sua fala de abertura, Lula destacou que esta será “a COP da verdade”, reforçando a urgência de decisões globais diante dos alertas da ciência. O relatório mais recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta que o planeta está cada vez mais distante da meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Vista do Centro de Convenções para a Cúpula COP30 (Sergio Moraes/COP30)

Esta é a primeira vez que Belém sedia um encontro de líderes mundiais com essa dimensão. O evento reúne mais de uma centena de governos representados, entre chefes de Estado, diplomatas e observadores internacionais. A capital paraense foi escolhida para sediar a COP30 como símbolo da Amazônia e de sua importância estratégica nas discussões sobre o futuro do planeta.

Leia mais: Em poucas horas, Brasil atrai US$ 5,5 bilhões para fundo de florestas lançado em Belém
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.