Linha Editorial

A Rede CENARIUM adota uma linha editorial comprometida com temas políticos, socioeconômicos, de direitos humanos, saberes tradicionais e conhecimento científico, com foco nos nove estados da região amazônica. Atuamos de forma integrada em multiplataformas — revista, agência de notícias e TV Web —alinhados aos mesmos princípios editoriais.

Nosso conselho editorial é formado por jornalistas, professores, pesquisadores, advogados e ecocomunicadores, muitos dos quais atuam diretamente nos territórios sobre os quais escrevem, fortalecendo a conexão com a realidade local.

Os valores que nos orientam são a diversidade, a pluralidade e a promoção da equidade social. A Rede CENARIUM é, sobretudo, um veículo de comunicação antirracista, ciente de sua missão de abordar, junto à sociedade questões estruturais como o combate ao racismo e à xenofobia, promovendo reflexões a partir de uma escuta sensível.

Entendemos que a linha editorial não se resume a uma declaração de intenções. Ela se concretiza diariamente nas escolhas de pauta, no enquadramento dos fatos e na seleção criteriosa de fontes. É com esse compromisso que nossa a equipe, composta por mais de 30 profissionais, trabalha diariamente para entregar um jornalismo responsável e transformador.

A missão da Rede CENARIUM é promover um jornalismo responsável, plural e transformador, comprometido com a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da diversidade. Atuamos de forma integrada em multiplataformas com foco nos nove estados da Amazônia Legal.

Ser referência nacional e internacional em jornalismo inovador e comprometido com as causas socioambientais e de equidade social, consolidando-se como um agente de transformação na Amazônia, no Brasil e no mundo.

  1. Diversidade
    Valorizamos a multiplicidade de identidades, culturas e pensamentos, refletindo em nossas pautas a diversidade dos povos brasileiros.
  2. Pluralidade
    Defendemos a convivência de diferentes vozes e perspectivas, assegurando espaço para opiniões plurais e representações sociais historicamente marginalizadas.
  3. Equidade
    Atuamos com o propósito de visibilizar desigualdades estruturais e promover a equidade de direitos e oportunidades em todos os contextos que abordamos.
  4. Antirracismo
    Adotamos uma postura editorial contra todas as formas de racismo, comprometendo-nos com uma cobertura jornalística que enfrente preconceitos e promova reparações históricas.
  5. Responsabilidade
    Buscamos a contextualização dos fatos que envolvem a notícia, oferecendo à sociedade uma informação que não apenas informa, mas também forma consciência.

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.