A Rede CENARIUM adota uma linha editorial comprometida com temas políticos, socioeconômicos, de direitos humanos, saberes tradicionais e conhecimento científico, com foco nos nove estados da região amazônica. Atuamos de forma integrada em multiplataformas — revista, agência de notícias e TV Web —alinhados aos mesmos princípios editoriais.
Nosso conselho editorial é formado por jornalistas, professores, pesquisadores, advogados e ecocomunicadores, muitos dos quais atuam diretamente nos territórios sobre os quais escrevem, fortalecendo a conexão com a realidade local.
Os valores que nos orientam são a diversidade, a pluralidade e a promoção da equidade social. A Rede CENARIUM é, sobretudo, um veículo de comunicação antirracista, ciente de sua missão de abordar, junto à sociedade questões estruturais como o combate ao racismo e à xenofobia, promovendo reflexões a partir de uma escuta sensível.
Entendemos que a linha editorial não se resume a uma declaração de intenções. Ela se concretiza diariamente nas escolhas de pauta, no enquadramento dos fatos e na seleção criteriosa de fontes. É com esse compromisso que nossa a equipe, composta por mais de 30 profissionais, trabalha diariamente para entregar um jornalismo responsável e transformador.
A missão da Rede CENARIUM é promover um jornalismo responsável, plural e transformador, comprometido com a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da diversidade. Atuamos de forma integrada em multiplataformas com foco nos nove estados da Amazônia Legal.
Ser referência nacional e internacional em jornalismo inovador e comprometido com as causas socioambientais e de equidade social, consolidando-se como um agente de transformação na Amazônia, no Brasil e no mundo.